O caro leitor já viu aqui que o mercado brasileira de motocicletas elétricas cresce progressivamente. A Voltz Motors, por enquanto a expoente no segmento, tem anotado boas vendas e investido na abertura de novas concessionárias e pontos de venda.
Mais recentemente, revelamos aqui que a chinesa Horwin vai construir uma linha de montagem de motos elétricas em Manaus - o que, aliás, a Voltz também vai fazer - e que a Watts Mobilidade, uma pequena startup nacional, foi comprada pela Multilaser, uma gigante do ramo de eletroeletrônicos, o que logo levaria suas operações a crescerem. Aparentemente é isso o que já começa acontecer.
A Watts anunciou em seu site que abrirá a pré-venda para seu modelo W125 em junho. A moto vai custar de R$ 19.990 (com uma bateria) a R$ 24.990 (com duas baterias). A vantagem desta última, claro, é a maior autonomia. Abertas as pré-vendas, a previsão das entregas das primeiras unidades é para o mês de agosto.

O modelo da Watts vai brigar diretamente com a EVS, moto elétrica já vendida pela Voltz, que custa idênticos R$ 19.990 (mas há uma versão de R$ 16.490), e com a Shineray SHE S, modelo recém-lançado por R$ 18.990. No caso desta última, pelo menos há uma explicação: o fornecedor chinês é o mesmo da Watts, e as duas motos são idênticas. Já as Horwin ainda demoram um pouco para chegar.
A Watts W125 tem esse nome em alusão às motos com motor a combustão de 125 cm³ porque, segundo a startup, a elétrica tem desempenho similar. A Watts diz que o modelo chega à velocidade máxima de 95 km/h e sua autonomia é de até 150 km se rodar em potência média com duas baterias.
A marca diz, ainda, que as baterias são removíveis, mas que não é preciso retirá-las para fazer a recarga. Já nesse aspecto, informa que são necessárias cinco horas para alcançar 100% de carga, mas detalha que 80% já são atingidos em apenas uma hora. Cada bateria tem 72 Volts, 35 Ampéres, vida útil de 2.000 ciclos e alimentam um motor elétrico de 3.000 Watts.
Outras especificações importantes da W125 são os freios a disco com assistência de sistema CBS (combinado), o comprimento de 1,92m, a capacidade de carga de 160 quilos e o peso de 71 quilos (sem as baterias). A moto também tem uma tomadinha USB para carregamento de dispositivos como celular - algo muito útil nos dias de hoje.