O caro leitor da editoria de motos do WM1 já conhece a Voltz Motors. Já falamos dessa marca algumas vezes por aqui, como no lançamento da linha 2021 do scooter EV1 no final de janeiro. Mas, agora, a novidade é bem maior, e literalmente: conforme antecipamos em agosto do ano passado, a Voltz terá sua própria linha de montagem no Polo Industrial de Manaus (PIM).
O investimento atinge R$ 100 milhões e prevê uma linha de montagem com capacidade para fazer até 15 mil motos e scooters elétricos por mês (estimativa superior à inicialmente divulgada, do ano passado, de 8 mil a 12 mil motos/mês). Entraram na rodada de aportes a Creditas, empresa especializada em crédito, que investirá R$ 95 milhões, e a UVC Investimentos, ligado ao grupo Ultra, que entrará com o resto. E os planos estão acelerados: a ideia é que a unidade entre em funcionamento ainda este ano, e gere inicialmente 500 empregos diretos.
Segundo a Voltz, a iniciativa vai alavancar a logística na cadeia de suprimentos, a inauguração de mais lojas e até o lançamento de novos modelos - hoje são dois, o scooter EV1 e a moto elétrica EVS. O EV1 tem até 180 km de autonomia e velocidade máxima de 75 km/h, enquanto a EVS, com a mesma autonomia, chega aos 120 km/h. As baterias dos modelos são portáteis e recarregáveis em qualquer tomada - uma carga completa exige cinco horas. O EV1 standard custa de R$ 11.490 a R$ 13.690 e o sport é vendido por R$ 12.990 a R$ 15.790. Já a EVS parte de R$ 17.490.
A Voltz começou as operações em novembro de 2019. Tem duas lojas em São Paulo e uma em Recife (PE), além de 30 showrooms no país. Eles estão em Maceió (AL), Porto Seguro, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas (BA), Ituiutaba, Divinópolis e Varginha (MG), Patos e João Pessoa (PB), Olinda, Recife, Caruaru, Carpina, Paulista, Vitória de Santo Antão e Petrolina (PE), Aracaju e Itabaiana (SE), Juazeiro do Norte (CE) Cabo Frio (RJ), Sorocaba (SP) e Natal (RN). Por enquanto, o escritório central é em Cabo de Santo Agostinho (PE).