Motos que fazem homenagem a famosos... ou quase

Motocicletas dessa divertida lista homenageiam pessoas, entidades e até animais de estimação. Confira

  1. Home
  2. Motos
  3. Motos que fazem homenagem a famosos... ou quase
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem nos acompanha aqui na editoria de motos do WM1 conheceu, esta semana, a linha Triumph Scrambler 2021 e a linda versão que faz homenagem ao ator Steve McQueen - que era fã das motos da marca inglesa.

Aliás, Steve McQueen já recebeu muitas homenagens motociclísticas, como a custom chopper "The Great Escape" que ilustra o topo dessa matéria - moto feita pela customizadora americana East Side Custom Choppers e que leva o nome do filmaço de guerra que o ator estrelou em 1963, aqui no Brasil chamado de "Fugindo do Inferno".

Pois bem, motivados pela bela criação da Triumph, fizemos uma divertida lista com outras motocicletas criadas para homenagear pessoas, entidades e até animais de estimação. As criações vieram não só dos fabricantes, mas também de customizadores - e algumas são bastante exóticas!

Motos que prestam homenagem

1. Indian Spirit of Munro

Em 2017, a Indian Motorcycles comemorou os 50 anos do recorde de velocidade estabelecido pelo piloto neozelandês Burt Munro no Deserto de Sal de Bonneville com a criação da "Spirit of Munro", em 26 de agosto 1967.

A original era uma Scout Streamliner - produzida em 1920! - profundamente modificada para tentar a quebra do recorde. Munro, então com 68 anos de idade, conseguiu: superou os 294 km/h, e estabeleceu novo recorde de velocidade para motos de até 1.000 cm³.

2. Indian Spirit Of Munro
A Indian Spirit of Munro celebrou os 50 anos do recorde de Burt Munro
Crédito: Divulgação

A réplica de 2017 também era uma Scout, porém, obviamente, mais moderna e com design que remetia à moto usada na prova. A motocicleta foi desenvolvida em parceria com o piloto Kiwi Lee Munro, sobrinho-neto de Burt Munro, para recriar a corrida histórica em Bonneville, em 13 de agosto de 2017 - sem, no entanto, ter a pretensão de quebrar o recorde.

Quem tiver curiosidade de conhecer mais dessa história pode ver o filme "The World’s Fastest Indian", estrelado pelo sempre ótimo ator Sir Anthony Hopkins. No Brasil, o filme saiu com o título "Desafiando os Limites".

2. Harley-Davidson Softail Custom The Joker Tribute

Em outubro de 2019, a customizadora americana Sinister Cycles mostrou no FM Crusaders Bike Show, evento que acontece anualmente na cidade de Fargo, Dakota do Norte, Estados Unidos, uma Harley-Davidson Softail 1993 totalmente customizada para homenagear o ator Heath Ledger - falecido em 2008 - e, mais especificamente, sua soberba atuação como o Coringa, vilão e arqui-inimigo do Batman.

Thumbnail 3. Harley Davidson The Joker
A The Joker homenageou o ator Heath Ledger e seu desempenho do papel de Coringa
Crédito: Divulgação

Uma pequena obra-prima da aerografia, a moto foi toda pintada com inspiração no personagem e no ator. No para-lama dianteiro, por exemplo, surgem os prédios da cidade de Gotham City. No tanque, imagens do Coringa de Heath Ledger e, em alguns detalhes, também de Jack Nicholson, que interpretou o personagem anteriormente.

A moto ainda ganhou piscas Bullet, lanterna e farol com grade, punhos iluminados, banco solo tipo selim, pedaleiras plataforma em forma de asas de morcego, escape curto com manta negra e LEDs na cor roxa.

3. Indian Pathfinder USO Motorcycle Tribute

Selecionamos outra Indian Scout para essa lista - mas desta vez o tributo não foi a algum ator famoso. Em 2015, a customizadora Klock Werks criou, a pedido da Indian Motorcycles, uma moto em homenagem à parceria fechada entre a fabricante de motos e a organização de serviço militar United Service Organizations (USO).

A USO é uma entidade sem fins lucrativos que oferece entretenimento ao vivo, com comediantes, atores e músicos, em instalações sociais e outros programas para membros das Forças Armadas dos Estados Unidos e suas famílias.

Thumbnail 4. Indian Uso Tribute
A USO Tribute celebrou uma parceria da Indian com uma entidade sem fins lucrativos
Crédito: Divulgação

Batizado de "Pathfinder" ("desbravador", em tradução livre), o projeto gerou uma Scout com aparência de modelo da Segunda Guerra Mundial (alguém aí lembrou da Harley-Davidson WLA? Pois é...).

Recebeu alforges de couro e banco solo na cor marrom, pintura em verde-oliva com a tradicional estrela branca nas laterais do tanque, pneus de uso misto, para-lama dianteiro mais "fechado", porta-espingarda na frente, para-brisa e lanternas de uso militar, entre outros adereços. Ficou um charme!

4. Harley-Davidson Sportster Evel Knievel Tribute

Quem anda de moto e nunca ouviu falar de Evel Knievel deve fazer uma pesquisa urgente no Google. Evel Knievel (1938-2007) foi o mais ousado - e provavelmente o mais biruta - piloto de acrobacias com motocicletas de seu tempo, sendo o primeiro a tentar saltos sobre fileiras de automóveis, despenhadeiros e outras peripécias.

Então, em 2018, a Lord Drake Kustoms pegou uma Harley-Davidson Sportster 1.200 Custom 2005 e criou essa Scrambler Flat Track com uma configuração muito parecida com a da moto que Knievel usava em suas apresentações. E, também, nessa homenagem, usou pintura inspirada nas motos do piloto - sempre com as cores da bandeira americana, estrelinhas e que tais.

5. Harley Davidson Evel Knievel
Evel Knievel, o mais ousado piloto de acrobacias da história, foi homenageado com essa Sportster
Crédito: Divulgação

A moto ainda tem rodas raiadas, transmissão por corrente, muitos cromados, banco solo, sanfonas nas bengalas, painel digital, suspensões traseiras com reservatórios de gás e para-lama traseiro curtinho.

Uma curiosidade é que o principal designer da pintura feita em airbrush foi Álvaro Manén, um guri de apenas nove anos de idade, filho de Fran Manén, o proprietário da Lord Drake Kustoms. O garoto tem talento, não?

5. Harley-Davidson Da Bang Salman Khan Tribute

A mais exótica motocicleta dessa lista é outra Harley-Davidson, mas vem lá do outro lado do mundo - mais precisamente da Índia. Criada em 2018, a "Da Bang" homenageia o ator de filmes de ação Salman Khan, uma espécie de Sylvester Stallone indiano e um dos ícones da cultuada indústria cinematográfica indiana (a "Bollywood").

A moto em homenagem a Khan é obra de Reza Hussein, da RH Customs, e lhe rendeu um prêmio no India Bike Week (IBW), o mais importante evento de motocicletas por lá. O nome "Da Bang", aliás, alude a uma série de filmes protagonizados por Khan.

A moto com maior pneu dianteiro no mundo foi feita na Índia, em homenagem ao ator local Salman Khan
Crédito: Divulgação

O motor e algumas outras peças vieram de uma Sportster Superlow 883. Mas a maioria dos componentes foi feita sob medida pela própria customizadora, inclusive chassi, balança traseira e escapes.

E, sobre as medidas, a "Da Bang" provavelmente tem o maior pneu dianteiro que já vimos em uma motocicleta: são 310 mm! Atrás, para ser coerente, o borrachudo tem 360mm de largura. A moto ainda exibe farol triplo - o do meio é o principal -, pintura em aerografia com chamas, lanterna e piscas traseiros de LED personalizados e corrente no lugar correia original.

A suspensão traseira é monochoque e a dianteira tem garfos invertidos. No acabamento, uma bossa: nenhum parafuso é visível do lado de fora, pois todos foram encaixados por dentro das peças. Por fim, uma curiosidade: a moto foi toda feita em apenas 50 dias!

6. Loki Tribute

É público e notório que o ator Mickey Rourke sempre foi meio excêntrico. Depois de fazer sucesso em Hollywood nos anos 80, com filmes como "O Ano do Dragão", "O Selvagem da Motocicleta" e "9 1/2 Semanas de Amor", virou galã, jogou tudo pro alto, resolveu ser boxeador, depois voltou a fazer cinema e - rezam as más línguas - fez umas cirurgias plásticas de resultados duvidosos.

Mas Rourke sempre gostou de motos e, em 2012, se juntou à Roland Sands Design - customizadora e fabricante de acessórios reconhecida pela qualidade e sofisticação - para criar uma custom em homenagem a Loki - não o irmão adotivo do Thor, mas seu cãozinho chihuahua-terrier, então recém-falecido.

A Bela Loki Tribute: homenagem do ator Mickey Rourke ao seu falecido cãozinho
Crédito: Divulgação

Rourke pode até ser meio bitolado, mas a moto ficou um espetáculo: uma custom quase chopper simples e extremamente elegante, pintada em cor predominante branca, com detalhes em preto e dourado. Tem, ainda, motor V2 preparado para render 120 cv de potência, semi-guidões, transmissão por corrente, balança monobraço, rodas da grife Boss e, segundo o ator, a "alma de Loki", seu amado cãozinho...

Comentários