Vai equipar sua moto custom? Faça-o com cuidado!

Certos acessórios são úteis e outros, apenas estéticos. Mas há alguns que são perigosos em casos de quedas ou acidentes

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Roberto Dutra
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Um dos grandes prazeres de quem compra uma moto custom é equipá-la com vários acessórios para deixá-la "personalizada". E existem centenas de opções, desde itens funcionais a outros apenas estéticos. Nos dois casos é importante se preocupar não só com a qualidade da peça, mas também com eventuais riscos que ela pode trazer.

Sissy-bar (encosto de garupa) estiloso, mas inútil: não serve para encostar e pode causar ferimentos em caso de acidentes
Crédito: Reprodução da internet
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Riscos? Isso mesmo! Mas no caso dos acessórios funcionais, isso é bem menos frequente.

Afinal, são itens pensados para ter alguma utilidade, como é o caso de comandos avançados, que reforçam o conforto em trajetos longos, guidões altos, que ajudam no conforto principalmente de pilotos de estatura mais alta, alforjes, sempre uma boa opção para transportar bagagens, encostos de garupa, para proporcionar conforto a quem vai atrás, e mata-cachorros (ou protetores de motor), que servem justamente para proteger a moto e as pernas do piloto em caso de impactos laterais.

Guidão estilo "diablo" dá ares malvados à moto, mas imagine o risco dessas pontas em caso de queda
Crédito: Reprodução da internet
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Mas, mesmo no caso desses itens é preciso se ligar em alguns detalhes. Os comandos avançados, por exemplo, devem ter pedaleiras com superfície emborrachada, para evitar que os pés escorreguem e raspem no chão. Já os guidões não devem ter pontas nem em suas dobras nem em suas extremidades - pois podem causar ferimentos graves em casos de quedas ou colisões.

Alforjes são uma opção segura para levar bagagens, mas devem estar bem presos à moto
Crédito: Reprodução da internet
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Os alforjes, por sua vez, devem estar bem presos à moto, mas separados dela pelos afastadores para que não prejudiquem o funcionamento dos amortecedores traseiros (quando for sistema bichoque) nem raspar no conjunto pneu-roda. Já os encostos de garupa (também conhecidos como sissy-bars) e os protetores de motor, assim como os guidões, não devem ter pontas - pelo mesmo motivo de impor riscos em casos de acidentes.

Manopla tipo "spike" é estilosa. Mas, sem superfície emborrachada e com pontas torna-se um perigo
Crédito: Reprodução da internet
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A instalação dos acessórios estéticos, por sua vez, deve ser feita com alguns cuidados: primeiro, essas peças não devem atrapalhar e nem reduzir nenhuma funcionalidade da moto - sabe aqueles espelhos pequenininhos que muita gente acha lindos? Pois é, proporcionam campo de retrovisão reduzido, o que pode comprometer a segurança, e ainda por cima, muitas vezes, estão fora da lei, que exige uma área espelhada mínima.

Ao trocar os espelhos, tenha certeza de que não vai perder campo de retrovisão e nem infringir a lei
Crédito: Reprodução da internet
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O segundo critério é a própria segurança: quaisquer peças com pontas nas extremidades (como os guidões e sissy-bars citados acima) são um enorme risco à segurança em caso de quedas e acidentes. E também não instale nada que possa comprometer seu conforto, como manoplas sem superfície emborrachada ou um banco muito duro escolhido porque "é bonito" - o desconforto também pode causar acidentes, já que desvia sua atenção do trânsito.

Por fim, vale a dica: preocupe-se com o bom gosto. Ninguém merece ter uma linda moto custom recheada de acessórios cafonas...

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