Vai passear de moto? Conheça os melhores destinos

Listamos cidades brasileiras que têm uma ligação muito especial com o mundo das duas rodas - e merecem a sua visita

  1. Home
  2. Motos
  3. Vai passear de moto? Conheça os melhores destinos
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Algumas cidades brasileiras são especiais para os motociclistas. Espalhados por todo o país, esses destinos têm ligação singular com o mundo das duas rodas por motivos diversos - atrações turísticas, muitos lugares para visitar, boa estrutura de hotéis e restaurantes, estradas bonitas e até encontros de motociclistas tradicionais. Em cada um deles você encontra motivos diversos para passear de moto.

Selecionamos algumas dessas cidades como sugestão para seu próximo passeio de moto e destacamos alguns motivos especiais para esses destinos fazerem parte dessa lista. Agora é se programar, revisar a motoca e curtir a estrada!

Bons destinos para passear de moto

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Penedo (RJ)

Situada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, a bonita Penedo tem fácil acesso a partir da Rodovia Presidente Dutra (que não era meu parente). Lá já foram realizados muitos encontros de motociclistas - batizados de Penedo Only Bikers e Penedo Only Harley -, e o próximo está agendado para 8 a 10 de abril, agora com o nome de 10º Penedo Moto Fest.

Além da ótima estrutura para turistas e atrações como a Pequena Finlândia, que homenageia os fundadores finlandeses da cidade, o motociclista pode dar uma esticadinha até Visconde de Mauá, no alto da serra que fica "atrás" de Penedo, e ao Parque Nacional do Itatiaia, a 15 quilômetros de distância pela Via Dutra. Se estiver indo ou vindo de São Paulo, dê uma paradinha em Aparecida (SP) para conhecer o Santuário Nacional e fazer aquela oração.  Penedo está a 96 quilômetros de Aparecida.

Colonizada por finlandeses, Penedo tem muitas atrações e vida noturna vibrante nos finais de semana
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Socorro (SP)

É uma estância hidromineral localizada a 140 quilômetros da capital paulista, para quem vai sentido Bragança Paulista. Além de bares temáticos especialmente voltados para os motociclistas, é um ótimo destino para passear de moto pois abriga o Centro Cultural Movimento (CCM), um museu ligado à história da motocicleta e da bicicleta inaugurado há poucos meses. Fica na antiga estação ferroviária da cidade, um prédio histórico de 1909 e que foi restaurado para receber a atração.

O Centro Cultural Movimento (CCM), de Socorro, fica em uma antiga estação ferroviária
Crédito: Divulgação
toggle button

Urubici (SC)

A simpática cidade é muito famosa entre os motociclistas de todo o Brasil. Tem muitos hotéis e restaurantes, mas não é muito grande e, por isso, proporciona uma estadia tranquila e bucólica.

Seu grande barato, porém, é servir de "base" para quase todos os aventureiros em duas rodas que vão conhecer a famosa Serra do Rio do Rastro, a pouco mais de 80 quilômetros de distância. Não é tão perto, mas a localização é estratégica também porque permite conhecer várias atrações mais próximas como a Serra do Corvo Branco, o Morro da Igreja, a Cachoeira do Avencal, o Morro do Campestre, a Cascata Véu de Noiva e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Com suas curvas fechadas, a Serra Do Rio Do Rastro é um dos destinos preferidos dos motociclistas
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Tiradentes (MG)

Sede de um dos mais antigos e tradicionais encontros de motociclistas do país - o Tiradentes Bike Fest -, a histórica cidade mineira tem muitas atrações para quem quer passear de moto. Porém, em quase todas é preciso ir a pé, já que o piso da maior parte da área urbana é de pé-de-moleque - aquelas pedras irregulares tombadas pelo patrimônio histórico.

E vale a pena bater perna para conhecer suas igrejas e casas com arquitetura colonial, além de matar a fome em restaurantes onde é servida a típica comida mineira. A moto, contudo, não ficará de lado: use-a para visitar o museu de motos que fica na entrada da cidade, a vizinha e também histórica São João Del Rei, que está a apenas 7 quilômetros, e a um pouco mais distante Congonhas, que fica a 120 quilômetros e abriga as imperdíveis obras do Mestre Aleijadinho - inclusive os famosos profetas.

Milhares de motos se misturam à arquitetura colonial da cidade de Tiradentes no encontro "Biker Fest"
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Prado (BA)

Teve início no dia 15 de março e será encerrado neste domingo (20/03) o Prado Moto Rock, um dos melhores encontros de motociclistas do país. E só neste período a pequena Prado deixa de ser calminha. No resto do ano, é tranquila e bucólica.

Suas principais atrações são as praias - Tororão, Corumbau, Cumuruxatiba e Barra do Cahy. Aliás, vale destacar que são praias ótimas para observar a vida marinha e que Prado é considerada a capital brasileira das baleias jubarte, que costumam ser avistadas por lá. Também vale uma visita ao centro histórico e ao Monte Pascoal, que é famoso por ter sido o primeiro ponto de terra que os portugueses avistaram quando estavam próximos da costa do Brasil.

Que tal relaxar em um desses quiosques? Pilote até Prado e vá conhecer a praia de Tororão
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Pipa, Tibau do Sul (RN)

O barato de passar de moto aqui é o caminho: é que para chegar à cidade de Tibau do Sul a partir de Natal (RN), roda-se cerca de 65 quilômetros pela incrível Rota do Sol, uma estrada litorânea quase toda reta de onde é possível ver o mar logo ao lado por muitos quilômetros enquanto pilota. No meio do caminho, refresque-se em Pirangi do Sul (RN), pequena cidade onde fica o maior cajueiro do mundo. De Tibau do Sul até a praia de Pipa, mesmo, são apenas 8 quilômetros.

A praia de Pipa é muito bonita e famosa, mas bater perna pela Vila De Pipa é um tremendo programa
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Gramado (RS)

Quem nunca ouviu falar da glamourosa Gramado, uma das cidades mais famosas da Serra Gaúcha? A cidade, cuja história está ligada à dos colonos alemães do século XIX, esbanja charme com sua arquitetura europeia e suas lojas de chocolate artesanal, mas vai muito além disso.

Tem ótima estrutura para turistas, muitas atrações (Mini Mundo, Cascata do Caracol, Snowland, Lago Negro etc) e está pertinho de outra cidade interessante, Canela - são menos de 10 quilômetros -, onde também há muito o que ver e fazer. As estradas na região são todas boas para andar de moto, com muitas curvas que dão ótimos passeios.

Vai um fondeau? Gramado é famosa pela influência da colonização alemã, presente em sua arquitetura
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Manaus (AM)

O acesso a Manaus não é tão fácil, então recomendamos que o motociclista vá de avião e, uma vez lá, alugue uma moto para passear. Vale visitar o centro histórico, o Bosque da Ciência, o lindo Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o Parque Municipal do Mindu e o Palácio Rio Negro, entre outras atrações.

Em algum momento, pare a moto, alugue um barco e vá ver o famoso encontro das águas, onde os rios Negro e Solimões (não os cantores sertanejos) se encontram e não se misturam. Por fim, aproveite que está lá e tente visitar uma das inúmeras fábricas de motos instaladas na cidade - Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, Haojue, BMW, Harley-Davidson, Ducati, Dafra...

O incrível Teatro Amazonas é um dos muitos pontos turísticos a se visitar em Manaus
Crédito: Reprodução da internet
toggle button
Comentários
Wid badge