Se a sua moto ficou parada por muito tempo - leia-se meses -, nada impede que volte a funcionar perfeitamente. Mas, para que isso aconteça sem riscos de problemas posteriores, é preciso tomar alguns cuidados, e fazer ajustes e limpezas para que tudo fique zerinho. Listamos abaixo alguns cuidados para ressuscitar sua moto:
Se você esvaziou o tanque antes de pará-la, basta botar gasolina de boa qualidade - de preferência uma premium, que é mais pura. Mas se não esvaziou, tire a gasolina velha e só depois bote a premium. Não misture, pois a gasolina velha forma depósitos que poderão entupir carburadores ou bicos injetores. Nos dois casos, a gasolina nova também ajudará a limpar as linhas de alimentação.
O ideal para quem vai parar a moto por muito tempo é deixá-la apoiada em cavaletes, sem que os pneus tenham contato com o solo. Isso ajuda a evitar deformações, ressecamento e até rachaduras. Se você fez isso, ótimo: basta recalibrar os pneus na pressão adequada e fazer uma inspeção visual para ver se houve algum dano - e se os pneus inflaram se encaixam corretamente nos aros.
Bateria parada há muito tempo arria mesmo e, de acordo com o período que ficou sem utilização, não pega recarga. E mesmo que aparentemente a bateria da sua moto pegue carga, dê preferência à instalação de uma nova. Não vale a pena correr o risco de danificar um ou mais componentes elétricos da sua moto.
Se a sua moto é refrigerada a ar, preocupe-se apenas com os fluidos de freio. Como são fundamentais para o correto funcionamento dos freios, não corra riscos: troque-os, inclusive faça o sangramento corretamente para tirar o ar dos mangotes. No caso das motos com refrigeração líquida, troque todo o fluido de arrefecimento e aproveite para limpar o sistema - isso evitará o acúmulo de sujeira em componentes como bomba d´água e radiador.
Mais um caso no qual não vale a pena correr riscos. Mesmo que o óleo e os filtros de óleo, de combustível e de ar ainda estejam dentro da validade, não "trabalharam" por algum tempo e provavelmente acumularam sujeiras. Troque tudo. Lembre-se que o óleo pode perder a viscosidade e o poder de lubrificação por causa da oxidação decorrente do tempo parado.
Verifique o estado das velas. Normalmente até sobrevivem bem a um certo tempo de inatividade, mas é importante vistoriar. Nossa recomendação, porém, é trocá-las, para que estejam novas como o combustível e o óleo - desta forma, a moto proporcionará sua melhor performance.
Os cabos de embreagem e do acelerador trabalham sob tensão, "vem e vão", e isso ajuda a mantê-los em bom estado e lubrificados. Parados por muito tempo, perdem essa lubrificação interna e os mangotes externos ressecam. O ideal é trocar tudo. Mas, se não quiser fazer isso, pelo menos abra-os e mande um lubrificante para dentro.
Depois que todos os cuidados citados acima tiverem sido tomados, é hora de dar um banho na moto. Primeiro, tire a poeira acumulada - principalmente nos lugares escondidos, como embaixo do banco. Depois, lave a moto cuidadosamente com produtos adequados. Em seguida, lubrifique os encaixes das partes móveis, como eixos, manetes e descansos lateral e central. Por fim, não esqueça algo muitíssimo importante: lubrifique minuciosamente a corrente de transmissão. Aí, é só voltar a passear!