O ano de 2025 foi bom para o mercado brasileiro de motocicletas. Praticamente todas as marcas presentes no país registraram crescimento nas vendas - e algumas cresceram bem mais do que as outras.
Foi o que aconteceu com Zontes e Haojue, marcas chinesas representadas no Brasil pelo grupo J.Toledo/JTZ Motos. A Zontes por exemplo, anotou um aumento vertiginoso nas vendas: registrou alta de nada menos 189% no número de motos emplacadas em 2025, em comparação a 2024. No mesmo período, o mercado geral de motocicletas de média cilindrada cresceu 18%.
Com sete modelos equipados com o mesmo motor de 350 cm³, a Zontes emplacou 6.694 motos em 2025. Naturalmente é um volume discretíssimo se comparado aos das principais marcas presentes no país. Mas foi um recorde para Zontes e sinaliza que a marca, prestes a completar três anos no mercado brasileiro, caminha com ritmo de crescimento constante, progressivo e sustentável.
"Esse desempenho acima da média do mercado confirma a forte conexão da marca com o motociclista brasileiro, que busca design, tecnologia e custo-benefício", analisou a diretora Executiva do grupo, Fernanda Toledo. A executiva também lembrou que o lineup da marca terá novidades este ano.
Desde a chegada da Zontes ao Brasil, em 2023, o destaque da linha tem sido o scooter 350E. Em 2025 não foi diferente: O 350E foi o modelo mais vendido pela marca no país, respondendo por 37% dos emplacamentos. Em segundo ficou a crossover T350X (com rodas raiadas), responsável por 25% dos emplacamentos, e a street R350, modelo de entrada da Zontes no país, com 11% das vendas.
A Haojue chegou ao Brasil em 2017. E desde então não vendia tanta motocicleta no país: de janeiro a dezembro do ano passado, foram licenciadas 22.721 motocicletas da marca - os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse volume foi recorde para a marca, em seus nove anos de Brasil.
O volume também representou um crescimento de 21% em comparação ao do ano anterior, quando a marca emplacou 18.549 unidades. E também ficou acima da média de crescimento do mercado de motocicletas de até 200 cm³ - que foi de 17%, no mesmo período.
"Esse desempenho reforça a consistência da nossa estratégia e nos motiva a seguir investindo", observou a diretora Executiva do grupo, Fernanda Toledo.
O modelo street DK160, foi o mais vendido pela marca, respondendo por 31% dos emplacamentos no ano. Em seguida ficou outra street, a DR160, com 23% do total de licenciamento da marca. Lançada em maio de 2025, a crossover DL160 também teve bom destaque, com quase 10% do total de motos emplacadas pela marca.
Aproveite também:
Em 2025, na média geral, o grupo J.Toledo/JTZ Motos anotou um crescimento de 40% nas vendas em relação ao ano de 2024. O número é 135% maior que o índice de crescimento do mercado de motos em geral, que foi de 17% no mesmo período.
O grupo representa no Brasil as marcas Suzuki, com motos de media e alta cilindrada, Zontes, com modelos de baixa/média cilindrada, Haojue, com motos e motonetas de baixa cilindrada, Kymco, de scooters e Hisun, de quadriciclos.