10 marcas que mais venderam carros na década

Qual montadora levou a melhor na batalha pela maior fatia do mercado brasileiro no decênio? Confira

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 10 marcas que mais venderam carros na década
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Esses exercícios, essas listas dos suprassumo da década, são sempre legais. Além de entretenimento, servem também como fonte de informação. Nós aqui do WM1 já mostramos o top 10 dos automóveis mais vendidos nos últimos 10 anos. No entanto, agora te mostramos quais foram as marcas que mais venderam carros na década.

Antes de descer até o pé da página para saber quem está no topo da lista, deixa o seu palpite nos comentários de qual montadora você acha que foi a líder do decênio (entre 2011 e 2020) em unidades emplacadas!

Veja agora quais são as 10 marcas que mais venderam carros nos últimos 10 anos. Os números foram obtidos por meio do levantamento da Fenabrave, associação dos revendedores, e abarca automóveis e comerciais leves.

Marcas que mais venderam carros na década

10. Jeep - 544.346 mil unidades licenciadas

A Jeep teve meras 2.311 unidades do Cherokee emplacadas em 2011. Anos depois, em 2015, a montadora licenciou impressionantes 41.791 veículos. O sucesso de Renegade e Compass foi determinante para tornar a empresa, que pertence à Stellantis, uma das marcas que mais venderam carros no Brasil na última década.

Renegade Moab 19 marcas mais venderam carros
Renegade alavancou as vendas da Jeep no Brasil na última década
Crédito: Ricardo Rollo

9. Nissan - 777.852 unidades

À exceção de 2011, a Nissan nunca deixou de figurar no top 10 na década. No entanto, a montadora japonesa não conseguiu abocanhar nada melhor que um nono lugar. Seu desempenho, digamos, "mediano", também a coloca na nona posição do decênio.

Nissan New March Produzido No Brasil.
March deu aquela "forcinha" para a Nissan; hatch foi por um período modelo mais emplacado da marca
Crédito: Divulgação

8. Honda - 1.256.788 unidades

A melhor posição da Honda no ranking de marcas que mais venderam carros nos últimos 10 anos foi uma honrosa sexta colocação em 2012. A empresa teve 134.970 unidades emplacadas naquele período, quando desbancou a Toyota. Esse foi o único ano em que a Honda conseguiu bater a rival. Mesmo assim, a montadora foi muito bem no decênio. Tanto que é a primeira do nosso ranking de marcas que mais venderam carros na década a ultrapassar a barreira de 1 milhão de licenciamentos.

Honda Civic Si 2020 1254x500
Outrora maior "vendedor" da Honda, Civic encareceu e perdeu espaço para o HR-V
Crédito: Divulgação

7. Toyota - 1.684.305 unidades

Sempre à frente da Honda (exceto em 2012, como já falamos), a Toyota superou a rival nipônica no consolidado. A montadora teve 1.684.305 unidades emplacadas na década, desempenho que pode ser atribuído aos bons números de Corolla e Hilux no período.

Corolla Cross (2)
Toyota agora aposta no Corolla Cross para emplacar ainda mais no Brasil
Crédito: Reprodução

6. Hyundai - 1.859.531 unidades

Embora tenha tido muitos veículos em seu portfólio na última década aqui no Brasil, o sucesso da Hyundai em vendas é obra de um único veículo. Você nem precisa ser adivinho para saber que se trata do HB20, né? A sul-coreana foi tão bem no decênio que figurou no top 4 das montadoras em duas oportunidades: 2016 e 2020. Nesses dois anos, tomou o lugar da Ford.

Hyundai Hb20x Diamond Plus (38)
Comportado ou com carinha de aventureiro, HB20 foi "o cara" da Hyundai na década
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

5. Renault - 1.933.773 unidades

A Renault mandou bem e, justamente por isso, abre o top 5 das marcas que mais venderam carros no Brasil nos últimos 10 anos. Isso graças ao Sandero, por muito tempo responsável pelos bons números da montadora francesa em nosso mercado. Hoje, a missão de sustentar o fabricante é do Kwid.

Sandero foi por muito tempo responsável pelos bons números da Renault
Crédito: Ricardo Rollo

4. Ford - 2.505.562 unidades

Se tomássemos apenas como referência os últimos movimentos da Ford no Brasil, a posição da marca neste ranking certamente seria de espantar. No entanto, há de se levar em consideração que a empresa norte-americana tem atuação centenária em nosso país e, não à toa, fez por muito tempo parte do "grupo das quatro grandes" por aqui. Resultado: quarto lugar na década e primeira do nosso top 10 a ter mais de 2 milhões de unidades licenciadas no período.

Ford se tornou importadora no Brasil, mas não foi mal em vendas na última década
Crédito: Divulgação

3. Volkswagen - 4.680.348 unidades

O carro mais vendido da última década é da Volkswagen. Só que nem o Gol foi capaz de levar a marca alemã ao topo. Vale destacar também que a VW não fechou nenhum ano da última década na liderança. Por isso, amarga a terceira posição do ranking.

Nem o Gol foi capaz de levar a Volkswagen à liderança
Crédito: Divulgação

2. General Motors -4.879.601 unidades

A GM assumiu a liderança em automóveis e comerciais leves em 2016 e de lá nunca mais saiu. Coloque boa parte dessa dominância na conta do Onix, campeão de vendas desde 2015 e segundo carro mais emplacado da década.

Chevrolet Onix, campeão de vendas nos últimos anos, teve até edição Lollapalooza
Crédito: Divulgação

1. Fiat - 5.102.597 unidades

Se a segunda metade da década viu a General Motors no topo, os primeiros cinco anos do período foram da Fiat. A marca foi a única a licenciar mais de 5 milhões de unidades no decênio. Número surpreendente, obtido muito por conta da trinca Palio, Strada e Uno.

Boas vendas de Uno (foto), Strada e Palio garantiram o topo à Fiat na última década
Crédito: DIvulgação
Comentários