O canal de notícias da Webmotors

100 anos da Suzuki: cinco carros emblemáticos

História da marca japonesa começou com produção na indústria de seda e hoje é bastante atrelada ao mundo off-road

por Fabio Perrotta Junior

Pouca gente imagina que a Suzuki, marca tão ligada ao DNA off-road, um dia produziu máquinas para a indústria da seda. A marca japonesa acaba de completar 100 anos e, pensando nisso, o WM1 selecionou cinco carros bastante marcantes da marca no Brasil.
Veja a atual linha de carros da Suzuki à venda no Brasil
Confira cinco modelos emblemáticos da Suzuki:

Suzuki Samurai


O simpático jipinho tem muitos fãs trilheiros. Com baixo peso, tração 4x4 e bastante valentia, o Suzuki Samurai já se tornou um clássico. A versão com teto removível, inclusive, é uma das mais interessantes e raras.

Swift


Vendido no Brasil em duas gerações, o Suzuki Swift agrada aos entusiastas. Como o Samurai e o Jimny, sempre foi um carro de baixo peso e boa dirigibilidade. No primeiro modelo vendido por aqui, a versão GTi é a mais procurada pelos fãs da marca.
Depois, em 2014, o modelo ensaiou um retorno ao mercado. Desta geração, a versão Sport R - que o WM1 testou - será a mais colecionável. Em 2017, o compacto ganhou nova geração.

Baleno


O mais raro da lista, o Baleno foi vendido no Brasil no fim dos anos 1990. Veio para o Brasil nas versões sedã e perua. Tinha um desenho genérico como os carros asiáticos da época, mas se não era um genuíno off-road, tinha como principal característica a robustez de sempre.

Vitara


Tanto o Samurai quando o Jimny são robustos para o off-road, mas são pequenos e apertados. Para resolver isso, a Suzuki criou o Vitara . Maior que os dois irmãos, o modelo tinha espaço para a família toda e a mesma aptidão para rodar fora da estrada. Foi tão bom que até a GM pegou o projeto desta geração e o lançou por aqui como Tracker.
Em 2016 o Vitara foi lançado em  nova geração no Brasil. No ano seguinte, foi a vez de o Grand Vitara - ainda maior - dar as caras por aqui.

Jimny


Tão clássico que muita gente se esquece que é da Suzuki, o Jimny é um sucesso atemporal. Bastante cultuado também entre os trilheiros, o jipinho é vendido atualmente em duas gerações no Brasil. Na mais atual, a terceira, chamada de Sierra, tem até opção de câmbio automático. Já o Jimny de segunda geração é um dos quatro modelos 4x4 mais baratos do país.
Curte Suzuki? Dá uma olhada no nosso catálogo de modelos 0km, seminovos e usados

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas