Quatro picapes que terão o desafio de bater a Toro

Fizemos uma seleção de modelos que serão lançados para tentar derrotar a até agora invencível picape da Fiat

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André Deliberato
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A Fiat Toro é um fenômeno de vendas. Apesar de não ter sido a pioneira em seu segmento - ela chegou em fevereiro de 2016, enquanto a Renault Oroch estreou oficialmente em setembro de 2015 -, foi o modelo da Fiat que revolucionou o mercado de picapes na metade da década passada.

Até hoje ninguém conseguiu superá-la - e aqui falamos de uma categoria que não envolve nem as compactas, como Strada e Saveiro, nem as médias, como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia.

Hoje, a divisão liderada pela Toro tem apenas três modelos que não se encaixam nem no andar de cima e nem no de baixo: Ford Maverick, Chevrolet Montana e a própria Renault Oroch. A Rampage, apesar de usar a mesma plataforma da Toro, está em um andar acima. Só que vem mais por aí...

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Quem baterá de frente com a Fiat Toro?

A trinca citada no começo do texto nunca chegou perto de vender o mesmo que a Toro. A Maverick porque é bem mais cara e vem importada, com limitação de quantidade. Não teria nem como.

A Fiat Toro ainda não enfrentou uma rival forte de vendas no Brasil; será que terá no futuro?
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Já a Oroch e a Montana seriam fortes concorrentes, embora nunca tenham chegado perto de incomodar a picape da Stellantis. Dessa dupla, a Oroch vende pouco (cerca de 13 mil unidades em 2023, média de 1.080/mês) e a Montana até que vai bem, mas ainda longe do modelo da Fiat (foram 30.012 unidades no ano passado, média de 2,5 mil/mês).

A Toro vendeu 51.303 unidades do longo da temporada, o que resultou em uma média mensal de quase 4,3 mil unidades. Somadas, Montana e Oroch não chegaram perto.

Mas existe marca que acredita que pode roubar uma dessas fatias de mercado. Abaixo, elencamos modelos que pretendem fazer isso nos próximos anos.

1. Volkswagen Tarok

A Tarok foi apresentada como conceito no Salão do Automóvel de SP de 2018, e será feita no Brasil
Crédito: Mario Villaescusa/Webmotors
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Ao anunciar um investimento de R$ 16 bilhões até 2028 no Brasil, a Volkswagen confirmou que fará uma nova picape na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde atualmente é produzido apenas o T-Cross.

A marca, no entanto, não revelou o modelo, mas garantiu que não será a nova Amarok - que vai passar por uma atualização ainda este ano.

Desta maneira, as apostas giram em torno da Tarok, caminhonete intermediária que surgiu como conceito no Salão do Automóvel de SP em 2018, mas nunca chegou perto de ser feita oficialmente.

A nova picape intermediária da Volks será fabricada na planta de São José dos Pinhas (PR)
Crédito: Mário Villaescusa/Webmotors
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Caso a nova picape da Volks seja realmente a Tarok, sua missão será extremamente complicada, já que a Toro, como mencionamos, é uma best-seller até o momento imbatível.

No entanto, no cenário das caminhonetes intermediárias que estão para ser lançadas, a da Volks é que tem mais forças para derrotar a brutinha da Fiat, pois terá grande capacidade produtiva e uma ampla rede de concessionárias espalhada por todo o Brasil.

2. Toyota "mini-Hilux"

A Hilux, que é a picape média mais vendida do Brasil, poderá ganhar uma versão intermediária
Crédito: Divulgação
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De olho no crescimento das picapes, a Toyota também já pensa nesse segmento e trabalha em um projeto para lançar uma "mini-Hilux" em mercados estratégicos. E o Brasil seria um deles.

De acordo com fontes ligadas à marca japonesa, o projeto ainda não foi aprovado – ou seja, nem está em fase de desenvolvimento. Mas, há algum tempo, é tema prioritário na Toyota.

A possibilidade de a "Toyotinha" existir foi mencionada por executivos da montadora nos Estados Unidos, em 2022. Desde então, o Brasil tem conquistado cada vez mais força para ser um dos grandes mercados da picape.

Porém, diferentemente da Toro, nossas fontes garantem que esse modelo deverá ter carroceria sobre chassi - em vez de monobloco - e tração traseira ou 4x4.

3. Hyundai Creta picape

A Hyundai Creta STC foi uma das sensações do Salão do Automóvel de São Paulo de 2016
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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A Hyundai também quer uma fatia da categoria. Depois de desistir da picape Santa Cruz - por ser muito mais cara e tecnológica do que pede o segmento - a empresa começou a pensar (ou melhor, repensar) em uma picape feita com base no Creta.

"Repensar" porque, no Salão do Automóvel de 2016, um protótipo chamado Creta STC chegou a ser mostrado pela empresa - que, naquela ocasião, era responsável só pelas vendas de HB20 e Creta.

A picape do Hyundai Creta estaria em desenvolvimento, e com lançamento previsto para 2026 ou 2027
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Esta picape será diferente do Creta que conhecemos, já que sua estreia é estimada para 2026 ou 2027 - e até lá o SUV já deverá ter mudado de visual, pois já roda em testes com o novo formato.

Hoje, a picape ainda está no início do desenvolvimento. De acordo com nossas fontes, a marca tem planos de fazê-la custar o que hoje pede um SUV compacto. Ou seja, algo entre R$ 130 mil e R$ 180 mil.

4. Renault/Nissan Niagara

A Nissan poderá produzir uma picape intermediária com base no conceito Renault Niagara
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Um projeto da Renault já existe para dar origem a uma picape intermediária da Nissan. É isso mesmo. Falamos de uma picape que será feita com base no projeto Niagara, que foi exibido pela Renault durante a apresentação do Kardian.

As pistas foram dadas por Ricardo Flammini, que assumiu o cargo de Presidente de Nissan Argentina no início do ano passado. De acordo com o executivo, a produção dessa futura picape será feita na planta de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina.

Caso seja realmente produzida, a Niagara sairá da fábrica da marca japonesa na Argentina
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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As primeiras informações foram obtidas pela jornalista Florencia Lendoiro, do jornal El Cronista, da Argentina. Segundo ela, Flammini revelou que a Nissan terá de fato uma picape menor que Frontier, cujo início e volume de produção ainda não foram definidos, mas que vai mirar exatamente no mercado brasileiro, onde esse tipo de picape "vende muito".

A Renault Niagara - que é um projeto que faz parte da aliança entre Renault, Nissan e Mitsubishi - é justamente o protótipo que poderá dar origem a esse modelo.

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