Em todos os países existem histórias de carros que chegaram com a intenção de se tornarem best-sellers em suas categorias, mas que foram embora em um curtíssimo espaço de tempo pelos mais diferentes motivos - quase sempre relacionados ao baixo número de vendas.
No Brasil temos alguns bons exemplos. São modelos que acabaram se tornando veículos raros, já que poucas unidades estão disponíveis.
Para refrescar a memória, trazemos uma lista com cinco carros que acabaram morrendo cedo no Brasil, mas que hoje, embora raros, podem ser encontrados entre as mais de 400 mil ofertas de veículos na Webmotors, o maior ecossistema automotivo do Brasil.
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Quem lembra do sedã Altima? O Nissan chegou em 2013 como uma alternativa para Chevrolet Malibu, Honda Accord, Hyundai Sonata, Kia Optima, Volkswagen Passat e o líder de vendas absoluto dessa galera, o Ford Fusion. E foi embora dois anos depois, em 2015...
O Nissan Altima foi vendido em versão única SL, sempre com motor 2.5 de quatro cilindros, aspirado, a gasolina apenas, que gerava 182 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 24,8 kgf.m a 4.000 rpm. O câmbio era automático CVT, com seis marchas simuladas.
O Altima tem 4,86 metros de comprimento, 2,77 m de distância entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,48 m de altura. O porta-malas tem capacidade para levar até 436 litros.
Na Webmotors é possível encontrar unidades com preços entre R$ 55 mil e R$ 80 mil.
O Nissan Altima, aliás, esteve em uma lista que fizemos no passado sobre os “10 carro que viveram pouco no Brasil”.
Um dos casos mais recentes de carro que morreu antes que a gente percebesse que realmente tinha chegado é o do Kia Rio. O hatch desembarcou no início de 2020 no Brasil, e acabou dizendo adeus no fim de 2021. Sofreu com os problemas econômicos mundiais causados pela pandemia de Covid-19.
Por aqui foi comercializado nas versões EX e LX, sempre com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros, flex, que desenvolve 130 cv (e)/123 cv (g) de potência a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgf.m (e)/ 16 kgf.m (g) a 4.500 rpm. O câmbio sempre foi automático de seis marchas.
Ao contrário do Altima, o Rio é um carro compacto, com medidas bem práticas para o dia a dia. São 4,06 m de comprimento, sendo 2,58 m de entre-eixos, 1,72 m de largura e 1,45 m de altura. O porta-malas leva até 235 litros.
Na Webmotors, o Kia Rio é encontrado nas duas configurações por preços que partem de aproximadamente R$ 70 mil e chegam a R$ 90 mil.
O Golf é um carro muito admirado pelos brasileiros. Atualmente, uma unidade da versão GTI da geração Mk 8.5 está por aqui, e nós estamos torcendo para a Volkswagen confirmar a volta do hatch para o nosso mercado. No entanto, uma configuração em especial do modelo teve uma passagem extremamente breve e de pouco sucesso no Brasil, a GTE.
A configuração híbrida plug-in do Golf MK 7 chegou em um lote de 100 unidades em 2019, mas não teve sucesso e morreu já em 2020, especialmente pelo fato de o Golf Mk8 ter sido apresentado quase que simultaneamente na Europa.
Os brasileiros logo perderam o interesse pelo hatch equipado com motor 1.4 turbo de quatro cilindros a gasolina de 150 cv de potência, atrelado a um propulsor elétrico de 102 cv - juntos, geravam 204 cv. O torque combinado também é bem interessante: 35,7 kgf.m. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e seis marchas.
Suas dimensões seguem o padrão Golf MK 7: 4,27 m de comprimento, 2,63 m de distância entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,48 m de altura. Mas o porta-malas leva somente 272 litros.
Na Webmotors, as poucas unidades anunciadas têm valores entre R$ 160 mil e R$ 190 mil, aproximadamente.
Falar de carros que passaram rapidamente pelo Brasil e não mencionar o Tiggo 3X seria um grande erro. O carro ficou menos de um ano à venda (entre 2021 e 2022), e se aposentou assim que a Caoa Chery fechou sua fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo, onde o SUV era produzido.
O Caoa Chery Tiggo 3X é encontrado na Webmotors nas versões Pro e Plus, sempre com motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, de 102 cv (e)/98 cv (g) de potência a 5.000 rpm e torque de 17 kgf.m (e)/16,8 kgf.m (g) a partir de 2.000 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT, e simula nove marchas.
O SUV tem 4,20 metros de comprimento, 2,55 m de distância entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,57 m de altura. Já o porta-malas tem capacidade para 420 litros.
Na Webmotors, o Tiggo 3X é encontrado com valores competitivos, entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.
Vamos fechar a lista com um sedã com pegada esportiva e que ostenta três letrinhas mágicas para os brasileiros. Estamos falando do Volkswagen Virtus GTS, que deixou de existir com a última atualização do modelo, dando lugar à configuração Exclusive.
A opção foi lançada em 2020 e deixou de existir no início de 2023, infelizmente. O GTS é equipado com motor 1.4 turbo de quatro cilindros, flex, que desenvolve 150 cv de potência máxima (e/g) a 4.500 rpm e torque de 25,5 kgf.m (e/g) a partir de apenas 1.500 rpm. A transmissão é sempre automática de seis marchas.
O porte de Virtus sempre é um diferencial. A versão esportiva tem 4,48 m de comprimento, sendo bons 2,65 m de distância entre-eixos. A altura é de 1,47 m e a largura, de 1,75 m. O porta-malas, como manda o manual do bom sedã, tem ótima capacidade - leva 521 litros.
O Volkswagen Virtus GTS tem grande potencial de se tornar um clássico nos próximos anos. Na Webmotors, tem preços que partem de R$ 80 mil, mas que podem chegar a R$ 130 mil.