Diante de notícias e especulações sobre a situação da Neta no Brasil, o CEO da Hozon New Energy, Fang Yunzhou, divulgou um comunicado para mostrar transparência em relação à estratégia de negócios no país, reafirmar os planos da empresa e dar mais segurança aos concessionários já definidos.
A Hozon New Energy Automobile, importante destacar, é dona da Neta e uma das gigantes empresas chinesas fornecedoras globais de tecnologia.

"Em primeiro lugar, admitimos o período de reformas da matriz e ajustes organizacionais importantes, mas a empresa sempre pensou nas possíveis soluções dessas questões para garantir a continuidade e o crescimento da operação. Agora, devemos anunciar que teremos novos investimentos e estamos no caminho da recuperação. A Neta continuará operando e crescendo no exterior", diz o executivo.
A declaração tem como base o exemplo de sucesso da marca na Tailândia, onde após alguns anos de operação, a empresa ganhou profunda admiração dos consumidores, com "grande número de fãs" - recebendo, inclusive, premiações de produtos e de satisfação de clientes.
Ainda segundo Yunzhou, a partir de agora o Brasil terá prioridade máxima: "A Neta continuará no mercado brasileiro!"
A operação por aqui começou em novembro de 2024, quando a marca abriu simultaneamente vários pontos de venda em shoppings de cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo.
Em janeiro deste ano a marca também anunciou a abertura de sua primeira concessionária física, no Rio de Janeiro.
A empresa afirma estar desenvolvendo canais de rede, com mais de 20 centros de atendimento já em construção. Esses centros estarão em 13 estados. O objetivo é estabelecer 30 concessionárias físicas ainda em 2025. As próximas serão abertas em três capitais: Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).
"O varejo no mercado brasileiro apenas começou. Nossas lojas estão planejadas para abrir. A Neta também segue trabalhando oportunidades com vários clientes de frota. Em breve divulgaremos mais estratégias, políticas e ações para realizar o desenvolvimento como deve ser", completa Yunzhou.
O executivo também acredita que a Neta irá prosperar não só no Brasil, mas também em mercados regionais da América do Sul. "Não há razão para desistir do mercado brasileiro. Vale lembrar que a empresa tem cerca de 49% de ações estatais, ou seja, vamos existir por muito tempo", avisa.
Atualmente, a Neta tem dois modelos à venda:
Modelo de entrada, foca na ideia de oferecer uma boa relação custo-benefício e segue a filosofia da empresa em entregar tecnologia para todos e "democratizar" a eletrificação automotiva. É rival de BYD Dolphin e Dolphin Mini por custar a partir de R$ 133.900 - justamente entre os preços dos dois BYD.
Oferecido nas versões Comfort e Luxury, o SUV 100% elétrico mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura, com 2,42 m de entre-eixos. O porta-malas carrega até 335 litros.
Com tração dianteira, usa um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 15,3 kgfm de torque. Com 1.198 quilos, pode acelerar de zero a 100 km/h em 12 segundos.
A bateria de 40,7 kWh proporciona alcance de 263 quilômetros segundo as regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
SUV médio 100% elétrico, o X tem duas versões, 500 e 500 Luxury, e preço inicial de R$ 209.900. Com 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de entre-eixos, tem espaço para cinco adultos e porta-malas para até 508 litros. Pesa 1.740 quilos.
Com tração dianteira nas duas configurações, usa um motor de 163 cv (120 kW) com 21,4 kgfm de torque. Pode acelerar de zero a 100 km/h em 9,5 segundos. A bateria tem 64,14 kWh de capacidade, o que resulta em um alcance de 317 quilômetros segundo o PBEV.



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