Neta Auto: falência na China e futuro no Brasil?

Marca encara falência, mas garante a operação por aqui: "Reorganização na matriz não afeta atividades internacionais"

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Neta Auto: falência na China e futuro no Brasil?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Neta Auto, fabricante chinesa de veículos elétricos que estreou no Brasil no ano passado, enfrenta um período turbulento em seu mercado de origem.

Recentemente, a empresa confirmou que entrará em processo de falência na China, movimento que gerou grande repercussão e levantou dúvidas sobre seu futuro. Imagens de funcionários retirando o logo da sede em Xangai chegaram a circular nas redes sociais - embora a Neta tenha justificado a ação como "término do contrato de aluguel".

Neta Aya 01 (1)
O Aya, rival do BYD Dolphin, é o carro mais barato da Neta - e foi lançado em 2024
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Qual o futuro da Neta Auto?

A crise da Neta na China é multifacetada. Envolve problemas financeiros, disputas internas e, mais recentemente, o risco iminente de falência.

Fontes próximas à empresa indicam que acionistas estatais da Hozon, controladora da Neta, buscam a remoção do fundador Fang Yunzhou do comando, que lidera a marca desde sua criação, em 2014.

Mas, calma. Para contrariar as preocupações, a Neta Auto do Brasil emitiu um comunicado oficial por meio de seu Instagram reafirmando a normalidade de suas operações no país.

A nota destaca que a equipe de gestão na matriz passa por um processo de reorganização, liderado pelo governo chinês, mas que isso não impactará as atividades internacionais.

A empresa assegura que a produção de veículos será retomada em breve e que o mercado brasileiro continuará a ser abastecido com novas unidades - já em 2025.

O Neta GT era um dos carros da marca com planos para o Brasil - este seria um rival para o BYD Seal
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

Além disso, a Neta disse que novos acordos de cooperação estão em andamento e que atualizações serão divulgadas regularmente.

A montadora reforça seu compromisso com o mercado automotivo brasileiro, especialmente no segmento de veículos elétricos. A marca diz que reconhece seu potencial e as oportunidades de parceria e desenvolvimento tecnológico.

Para finalizar, a empresa afirmou que os investimentos continuarão com foco na recuperação e na expansão dos negócios, e que este plano já está em execução.

Atualmente, o site oficial e a conta da Neta no Instagram estão ativos, indicando a continuidade de suas operações. Confira o comunicado da empresa, na íntegra.

##BLOCKQUOTE:{"quote":"Informação oficial: As operações da NETA no Brasil seguem normalmente! Estamos prontos para uma nova fase, com produção retomada em breve e novas entregas em 2025. O compromisso com o Brasil continua forte.

target="_blank" rel="noopener">Clique aqui para ver o post da marca na rede social.

Comentários