Aston Martin produz o primeiro hipercarro Valkyrie

Modelo desenvolvido com tecnologias da Fórmula 1 terá apenas 150 unidades fabricadas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Aston Martin produz o primeiro hipercarro Valkyrie
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Aston Martin anunciou nesta sexta-feira (5) que produziu a primeira unidade do hiperesportivo híbrido Valkyrie e que o carro será entregue ao comprador nas próximas semanas. Somente 150 exemplares serão fabricados artesanalmente em Gaydon, no Reino Unido. Cada carro tem preço inicial de 2,3 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 17,1 milhões na cotação atual).

2022 Aston Martin Valkyrie 4
Hiperesportivo Aston Martin Valkyrie tem produção artesanal
Crédito: Divulgação
toggle button

O Valkyrie tem uma área reservada na linha de produção da Aston Martin. Cada carro demanda mais de 2 mil horas de trabalho para ser finalizado pela equipe de técnicos altamente qualificados. Concebido com conceitos e tecnologias provenientes da Fórmula 1, o modelo é resultado de uma parceria da Aston Martin com a equipe Red Bull Racing.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Antes de ser entregue ao cliente, cada Valkyrie passa por uma bateria de testes em condições de alto desempenho no famoso circuito de Silverstone, na Inglaterra, um dos palcos da Fórmula 1 e onde foi realizada grande parte do desenvolvimento do hipercarro.

Construído com uma estrutura monocoque em fibra de carbono, o Valkyrie tem dois tipos de carroceria. A cupê, de teto fechado, é dotada de portas “asa de gaivota”, que se abrem verticalmente. Já a variante Spider, com portas do tipo tesoura, permite remover o teto de policarbonato como se fosse um conversível.

Aston Martin Valkyrie tem diferentes configurações de carroceria: cupê e roadster
Crédito: Divulgação
toggle button

O conjunto motriz híbrido é composto por um motor 6.5 V12 combinado a um propulsor elétrico para entregar 1.155 cv de potência e mais de 90 kgf.m de torque a 6.000 rpm. De acordo com a Aston Martin, o V12 pode “girar”  a até impressionantes 11.100 rpm – praticamente o dobro de rotações máximas do motor de um carro convencional.

A velocidade máxima divulgada é de 350 km/h, que cai para “apenas” 330 km/h quando a versão Spider está sem as capotas removíveis.

Hipercarro foi desenvolvido em parceria com a equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing
Crédito: Divulgação
toggle button

“É um momento de imenso orgulho para nós concluir nosso primeiro hipercarro. O programa Aston Martin Valkyrie testou todos que trabalharam nele até o limite, mas o compromisso com o sonho produziu um carro verdadeiramente incrível, um carro de Fórmula 1 para a estrada. O Valkyrie nasceu da dedicação constante de um grande grupo de engenheiros e técnicos altamente qualificados que trabalharam incansavelmente para colocá-lo em fase de produção. Tenho certeza de que nossos clientes ficarão maravilhados com o que conquistaram”, comenta Tobias Moers, CEO da Aston Martin.

Comentários
Wid badge