Em um mundo que costuma sempre procurar o maior da história ou o mais incrível de todos os tempos, a Audi não hesitou em também fazer sua parte. No mesmo evento, o RS e-tron GT, carro de produção mais potente já feito pela marca alemã, e o e-tron S Sportback, SUV, que bateu o recorde da montadora relacionado a torque.

Ambos são vendidos sob regime de venda direta e já podem ser encomendados. As primeiras entregas ocorrem em setembro. O WM1 teve a oportunidade de conhecer ambos os elétricos na pista e já publicou um texto que conta a experiência a bordo do gran turismo. Mas aqui, vamos nos ater ao utilitário-esportivo com estilo cupê.
Se o e-tron já encantou os apaixonados por carro graças à entrega tecnológica, o e-tron S Sportback chega para rebatar o coração de quem curte um trator em forma de SUV. Mostra que não é um modelo qualquer logo no preço: R$ 779.990. O modelo é negociado sob o regime de venda direta e já pode ser encomendado. As primeiras entregas serão realizadas em setembro.
Além de ser um SUV repleto de requinte e tecnologia, o que o torna diferente é a entrega de desempenho. É o primeiro elétrico equipado com três motores no mundo. Dois ficam dispostos no eixo traseiro, enquanto um fica na frente. Eles combinam para uma potência de 503 cv. Mas o torque é ainda mais expressivo: 99,7 kgf.m.
É isso mesmo. Quase 100 kgf.m de torque empurram as costas do motorista de maneira instantânea. Falamos aqui de um gigante de 4,90 metros de comprimento e 2,19 m de altura que chega aos 100 km/h em 4,5 segundos. A título de comparação, o RS Q8, outro brutamontes esportivo da Audi, cumpre com a mesma tarefa em 3,8 segundos.
Colocar toda essa pujança na pista é uma daquelas experiências de bugar o cérebro. Não faz sentido sentar o reio em um carro de passeio desse tamanho, mas ao mesmo tempo, essa ideia que pode parecer maluca é entretenimento puro.
Embora seja um SUV com tração nas quatro rodas e tenha coeficiente de arrasto de 0,26, algo semelhante a de cupês esportivos, o modelo obriga o motorista a ter uma tocada mais cuidadosa. Na primeira curva mais fechada, logo veio à mente o famoso bordão automobilístico do Galvão Bueno: “na ponta dos dedos!”. É assim que o e-tron S Sportback deve ser manuseado.
O bichão suga a alma do motorista em arrancadas nas retas, mas causa mais suor nas curvas. É preciso cautela, especialmente, nas chicanes.
O mais curioso é que o SUV propõe como diversão até exercícios de drift. Devido à vetorização de torque, cada roda recebe o nível adequado de tração. Por exemplo, a roda dianteira do lado interno da curva é desacelerada para evitar escorregamento.
Em uma experiência de teste-drive na pista não é possível reparar minunciosamente nos aspectos estéticos do carro, mas é evidente que este SUV merece ser olhado com mais carinho sob esse aspecto.
Há capricho na concepção de cada material. Nesta versão mais esportiva, há acabamento em fibra de carbono, para conferir requinte e leveza ao SUV. Há ainda três telas digitais, sendo que uma corresponde ao painel de instrumentos e as outras duas servem à central multimídia. O display mais abaixo serve como configurador da climatização.
Outros equipamentos que justificam o caráter de SUV high-tech são as luzes de ambiência com 30 opções de cores, sistema de som Band & Olufsen de 705 Watts de potência, além das câmeras de alto alcance noturno.
Outra novidade está nos faróis de Full LED matriciais. Cada feixe de luz é dividido em 1,3 milhão de pixels. Desta forma, o e-tron S Sportback oferece cinco animações que são projetadas na parede ou no asfalto, como forma de boas-vindas aos ocupantes. Obviamente, o sistema também aumenta a capacidade de performance e segurança dos faróis.
Assim como na versão padrão do e-tron, outro destaque do Sportback fica por conta dos retrovisores que abrigam câmeras. Elas são ajustadas em uma tela sensível ao toque, posicionadas na parte alta das portas.
Também há sistema sofisticado em relação à regeneração de energia cinética derivada das desacelerações. Há três níveis diferentes, sendo que o mais eficiente altera o modo de guiar do carro. Com ele ativado, o SUV desacelera rapidamente já ao tirar o pé do acelerador, numa dinâmica semelhante à encontrada em outros elétricos, como o BMW i3 e o Nissan Leaf.
As baterias ficam posicionadas na parte central do assoalho e ajudam a reduzir o centro de gravidade do SUV, o que é ideal para melhorar a performance em curvas.
Em um sistema de recarga rápida, em até 150 kW, as baterias podem ser 100% recarregadas em aproximadamente 40 minutos. Já no conjunto caseiro, item de série do e-tron e que opera a 22 kW, a energia é completamente restabelecida em mais ou menos quatro horas. Já a autonomia do modelo quando plenamente carregado é de 380 quilômetros.
O Audi e-tron S Sportback carrega tantos adjetivos que a estética externa do modelo chega a ficar em segundo plano. Mas é preciso destacar como a montadora alemã encontrou uma solução atraente para a parte traseira, que tem uma leve caída no teto e ajuda a diferenciar a versão de pegada cupê da opção padrão.
Assim, a linha elétrica da Audi continua uma das mais performáticas do mercado, com soluções criativas que entregam diferenciais que realmente enriquecem a maneira como enxergamos nossa relação com o carro. Isso só aumenta a ansiedade quando pensamos no que ainda está por vir.