Visualmente, a variante mantém o desenho frontal da nova geração do utilitário, mas recebe uma traseira inteiramente nova e com design mais caído e acentuado, bem ao estilo cupê -- como já aconteceu com o Porsche Cayenne, por exemplo. A prática de "acupezar" um SUV, aliás, tem se tornado comum entre as montadoras, e não só as de luxo -- até a Renault já apresentou um SUV médio cupê, o Arkana, que também pode chegar em nosso país no ano que vem.
Segundo a fabricante, as mudanças não são apenas visuais: suspensão e direção foram recalibrados para oferecer uma tocada mais esportiva, enquanto os bancos traseiros têm ajuste de distância para ampliar o porta-malas ou oferecer mais espaço para os passageiros que forem atrás.
O novo Q3 Sportback vai usar, entre outras opções de motores, o 2.0 TSI (turbo) de 230 cavalos que também equipa Golf GTI, Jetta GLI, Passat e o Tiguan R-Line 350 TSI no Brasil. Na Alemanha, o carro chega às rua no final deste ano com preços que partem de 40 mil euros (cerca de R$ 165 mil em conversão direta, sem considerar impostos ou taxas de importação). O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado com dupla embreagem e 7 marchas.
Mas e o Q3 normal?
Segundo a Audi, os planos para o Q3 "civil" seguem inalterados -- portanto, podemos esperar pelo lançamento ainda este ano.Vale lembrar que a segunda geração do Q3 passou a utilizar a plataforma modular MQB. Graças a ela, o SUV ganhou 9,7 centímetros de comprimento, passando para 4,49 metros, e mais 7,8 cm de entre-eixos, totalizando 2,68 metros. A largura é de 1,85 m, enquanto a altura perdeu um centímetro e ficou com 1,59 m.
Como era de se esperar, o carro também ganhou diversos itens de assistência ao motorista, entre eles: controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, Park Assist, câmera 360º e assistente de frenagem de emergência.
Na Europa, são três opções de motores: 1.5 TSI com 150 cv e 25,5 kgfm de torque; o 2.0 TSI do Golf GTI, mas com duas calibrações: 190 cv e 32,6 kgfm ou 230 cv e 35,7 kgfm; e um 2.0 turbodiesel TDI, também com duas calibrações: 150 cv e 34,6 kgfm ou 190 cv e 40,7 kgfm.
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