Audi Q3 Sportback: rodamos com o mini Q8; conheça

Aceleramos a novidade da marca alemã, que chega ao mercado com valores entre R$ 315.990 e R$ 339.990 só com motor 2.0T

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi Q3 Sportback: rodamos com o mini Q8; conheça
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Audi Q3 Sportback. Isso mesmo, a marca abriu pré-venda do carro em fevereiro, e agora o menor SUV da empresa também oferece carroceria acupezada com caimento de teto diferente para conquistar um público mais descolado e que curte visual mais ousado. Mas há mais novidades: na linha 2022, todo Q3 usa motor 2.0 TFSI, câmbio automático de oito marchas e tração integral quattro.

Tem mais: com isso, a linha Q3 (incluindo o de carroceria tradicional) tem queda nos preços - veja a tabela abaixo. Todas, como dito, usam o motor 2.0 TFSI de 231 cv, câmbio automático e tração quattro. E vale lembrar que a partir do final de julho o carro volta a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR) - até lá, as unidades serão importadas da fábrica de Gyor, na Hungria.

Audi Q3 e Q3 Sportback 2022

Q3 Prestige 2.0T
R$ 273.990
Q3 Performance 2.0T
R$ 290.990
Q3 Performance Black 2.0T
R$ 315.990
Q3 Sportback Performance 2.0T
R$ 315.990
Q3 Sportback Performance Black 2.0T
R$ 339.990
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o Audi Q3 Sportback 

O Q3 SUV, com carroceria convencional, aposenta o motor 1.4 TFSI (que oferecia 150 cv e 25,5 kgf.m de torque) e agora só usa o EA888 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros, turbo, com injeção direta, que entrega 231 cv e 34,7 kgf.m de torque. Já o câmbio automático de oito marchas com função tiptronic é inédito, assim como o sistema de tração integral quattro, antes utilizado só pelas versões mais caras.

"Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e estamos orgulhosos em retomar a produção nacional com este belo carro. O Audi Q3 é uma referência no segmento e best-seller global da marca. A nova carroceria Sportback atende quem busca cada vez mais aliar um design contemporâneo com a versatilidade dos utilitários compactos", revelou Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Em relação às dimensões, o Q3 Sportback tem 4,50 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,56 m de altura e 2,68 metros de entre eixos - na comparação com a versão SUV (que tem 4,48 m, 1,86 m, 1,58 m e 2,68 m), tem 2 cm a mais no comprimento, porém 2 cm a menos na largura e na altura. O entre-eixos é o mesmo e o porta-malas também - ambos têm 530 litros de capacidade.

O foco desse texto será no Sportback, portanto. Vamos conhecer as duas versões:

Audi Q3 Sportback Performance: R$ 315.990

Vem com tudo que a versão mais cara de mesmo sobrenome do Q3 SUV oferece: além do conjunto mecânico 2.0 já citado, vem com ar-condicionado de duas zonas; retrovisor interno antiofuscante; pacote de luzes ambiente; retrovisores rebatíveis; detalhes cromados; rodas aro 18"; quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e porta-malas com abertura e fechamento elétrico.

Aqui, vamos relembrar tudo o que o Q3 oferece desde a versão de entrada: faróis e lanternas full LED; chave presencial; controlador de velocidade; quadro de instrumentos digital (em escala menor); bancos de couro; volante multifuncional; câmera de ré; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e, claro, central multimídia de 8,8" tátil com sistema MMi e espelhamento via CarPlay e Android Auto.

Audi Q3 Sportback Performance Black: R$ 339.990

A versão topo de gama - que é a mesma para as duas carrocerias - incorpora os seguintes itens a tudo que já foi citado: rodas de 19" com design exclusivo; pacote visual S-Line; bancos mais esportivos em Alcântara e ajuste elétrico para os dianteiros; teto solar panorâmico; volante com base achatada e sistema de som com 10 alto-falantes e 180W de potência.

opcionais. Na versão Performance, o teto solar que é de série na Performance Black é oferecido à parte, por R$ 13.500. E na mais cara, a marca oferece um pacote chamado Advanced (de R$ 15 mil), que inclui um sistema de som ainda mais luxuoso (em 3D, com 15 alto-falantes e 680W de potência) e itens de auxílio à condução como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e aviso de saída de faixa.

Audi Q3 Sportback 2022
Audi Q3 Sportback 2022: o SUV com desenho descolado na traseira é mais caro, mas faz sucesso
Crédito: Divulgação
toggle button

Como anda

Aceleramos por quase 600 km a novidade nesta semana, em uma roadtrip de São Paulo (SP) a Paraty (RJ), no qual descemos a serra por Cunha (SP). O Q3 Sportback manteve o que de melhor oferecia o Q3, com a diferença de agora entregar desempenho que tenta fazer jus aos R$ 355 mil cobrados pela Audi - nós aceleramos a versão mais cara que era equipada com o pacote Advanced.

Com o motor 2.0, o carrinho é bem esperto. Chega rápido aos 110-120 km/h máximos da Rodovia Carvalho Pinto, freia muito bem quando exigido e mostrou muita desenvoltura em curvas nos trechos sinuosos entre Guaratinguetá e Cunha e na descida de serra entre a cidade dos Fuscas (como Cunha é conhecida) e Paraty, já no Rio de Janeiro.

Vale ponderar que a Audi divulga 0 a 100 km/h em 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.

Audi Q3 Sportback 2022
Suspensões extremamente bem calibradas e interior refinado são pontos positivos do modelo
Crédito: Divulgação
toggle button

Destaques para as suspensões extremamente calibradas, macias e que ainda oferecem estabilidade absurda mesmo em velocidades mais altas - mais uma vez repito essa afirmação em um teste aqui no WM1, "como é bom guiar um carro com suspensão traseira independente" - e ao sistema de tração quattro, que por acionamento eletro-hidráulico consegue jogar até 50% do torque para o eixo traseiro.

Lá dentro, é um carro de luxo - ainda que este seja o status do Q3 em mercados como o brasileiro, já que nos EUA e na Europa este não seja muito seu perfil. Completinho, tem praticamente tudo que um carro desse valor precisa oferecer e nível de acabamento excelente na versão Performance Black. Mas me incomodou o fato de não vir com os itens de assistência à direção na lista de série.

Também senti falta de um carregador de celular sem fio e do head-up display, que alguns modelos rivais desse segmento já oferecem. As super definições das duas telas digitais, uma atrás do volante e outra posicionada ao centro do console, embutida, tentam compensar essa ausência.

Por fim, em termos de espaço interno, sempre lembramos que o Q3 é um SUV e que por isso muitas famílias devem pensar no modelo como primeiro carro. Por conta disso precisamos dizer que o entre-eixos de 2,68 m não é ruim - um Toyota Corolla tem 2,70 m -, mas que três adultos no espaço traseiro vão apertados. E que o porta-malas é excelente, mesmo com o caimento traseiro do teto mais acentuado.

Audi Q3 Sportback 2022
Audi diz que as versões Sportback (de Q3, Q5 e do e-tron, além do Q8 que já é cupê) representam 42% das vendas da linha de SUVs
Crédito: Divulgação
toggle button

Conclusão

Ótimo carro, ótimo SUV. Um legítimo Audi, que tem em seu desenho um ponto extremamente positivo - para mim, esta nova geração do Q3 lembra bastante o Q8, quase como um "baby-Q8", ainda mais agora que adotou o estilo Sportback. Dentro dessa nova realidade financeira do mercado automotivo, é uma excelente opção frente a BMW X1, Mercedes-Benz GLA e ao EV Volvo XC40 Recharge P6.

Abaixo, relembre minha avaliação com a versão S Line 2021, que oferecia o motor 1.4 TFSI.

Comentários