Pouco mais de seis meses após o lançamento, o Citroën Basalt mostra que veio para ocupar um espaço importante entre os SUVs compactos no mercado brasileiro.
Confira ofertas de Citroën Basalt na Webmotors
Em abril de 2025, o modelo registrou 1.958 unidades vendidas no varejo, o que representa o melhor desempenho mensal desde a chegada às lojas, em outubro de 2024.
O resultado não só marca um recorde histórico de vendas para o Basalt, como também consolidou o modelo como o principal produto da Citroën no país: sozinho, ele respondeu por 53% de todas as vendas da marca no mês.
Veja também:
Com esse fôlego, o Basalt ajudou a Citroën a fechar abril com 1,9% de participação de mercado no total de automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, segundo dados divulgados pela montadora.
Além disso, o SUV cupê alcançou a 10ª posição no segmento B-SUV, um dos mais disputados do mercado.
Já no ranking geral, o Basalt superou rivais mais antigos e consolidados, como o Caoa Chery Tiggo 7, que emplacou 1.935 unidades, e se aproximou de nomes como Nissan Kicks, Fiat Pulse e VW Nivus — todos com histórico de vendas mais estável.
Você pode gostar: HR-V derrota Creta e rivalidade entre SUVs explode
Modelo estratégico para a marca
Segundo o vice-presidente da Citroën para a América do Sul, Felipe Daemon, o crescimento do Basalt está alinhado à estratégia da marca para ganhar relevância nos segmentos de maior volume do país: “Abril foi o melhor mês da história do modelo. Mesmo com o avanço da indústria, a Citroën conseguiu sustentar sua performance e reforçar sua presença no cenário nacional”.
O executivo destaca ainda que o Basalt vem subindo de posição mês após mês desde o lançamento, mostrando que o produto tem conseguido ampliar sua participação mesmo diante de uma concorrência intensa e de um público bastante exigente.
DESCONTO DE 20%: ANUNCIE HOJE SEU CARRO USADO NA WEBMOTORS
No acumulado de 2025, a Citroën também cresceu no segmento B-SUV como um todo, que inclui tanto o Basalt quanto o Aircross. A marca teve alta de 221% nas vendas nos quatro primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período de 2024, conquistando 4,5% de market share no segmento.
Apesar de ainda estar fora do top 20 geral, o Basalt já superou modelos de maior tradição, como Chevrolet Spin e Renault Kardian, o que mostra que o posicionamento acertado e o bom custo-benefício vêm atraindo consumidores.
Atributos e versões do Citroën Basalt
O Citroën Basalt é o primeiro SUV cupê acessível do Brasil, posicionado para atender consumidores que buscam estilo, espaço e tecnologia por um preço competitivo.
Montado sobre a plataforma CMP, a mesma do C3 e do Aircross, o Basalt aposta no visual diferenciado para se destacar.
O modelo está disponível em três versões:
-
Feel 1.0 Firefly - R$ 92.990
-
Feel Turbo 200 - R$ 100.990
-
Shine Turbo 200 - 106.990
Encontre ofertas do Citroën Basalt na Webmotors!
Entre os principais destaques de equipamentos, o Basalt oferece:
-
Central multimídia Citroën Connect de 10,25 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
-
Seis alto-falantes de série
-
Porta-malas de 490 litros, um dos maiores da categoria
-
Painel com cluster digital elevado
-
Direção elétrica, ar-condicionado, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e piloto automático nas versões turbo
A versão de entrada tem motor 1.0 litro de até 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, e atua em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas. Trata-se de uma configuração mais acessível para quem deseja um carro com foco no uso urbano e economia de combustível.
De acordo com o Inmetro o carro faz:
- Consumo na cidade: 9,3 km/l (E) / 13 km/l (G)
- Consumo na estrada 10,2 km/l (E) / 14,6 km/l (G)
Já as demais versões têm o motor 1.0 Turbo 200 de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, e a transmissão é automática tipo CVT. Ele tem desempenho suficiente para o uso urbano e encara melhor a estrada.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Comentários