Dolphin Mini vai mudar o patamar da BYD no Brasil

Hatch 100% elétrico chegará em março com preço abaixo de R$ 100 mil para tumultuar o mercado brasileiro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Dolphin Mini vai mudar o patamar da BYD no Brasil
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O BYD Dolphyn Mini vai botar a marca chinesa em um novo patamar no mercado brasileiro. De acordo com matéria apurada pelo jornalista André Deliberato, do WM1, o hatch será vendido no Brasil com preço inicial de R$ 99.800, dando um “choque” (desculpe a piada pronta) na concorrência.

BYD Dolphin Mini: estratégico

Apesar do preço realmente competitivo, o Dolphin Mini não terá um altíssimo volume de vendas, especialmente por ser importado da China (número limitado por lotes). No entanto,  o modelo poderá ser o carro de maior volume da marca asiática no país, permitindo que a BYD assuma a 8ª posição no ranking de vendas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O BYD Dolphin Mini será lançado no Brasil nos próximos meses
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta terça-feira (6), a BYD foi a 10ª marca que mais emplacou carros em janeiro, com 4.299 veículos vendidos no período. Esse volume representou 2,83% de participação do mercado.

Na 9ª posição ficou a Honda, com 5.155 emplacamentos (3,39% de market share), logo atrás da Nissan, que registrou 6.063 unidades comercializadas (3,99% de participação).

Com a chegada do Dolphin Mini, que deverá apresentar números de vendas similares aos do irmão maior, o Dolphin (1.820 emplacamentos em janeiro), a BYD poderá escalar o pelotão e ultrapassar as duas japonesas.

O BYD Dolphin Mini poderá ser o carro de maior volume da marca chinesa no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Detalhe importante: Honda e Nissan não têm lançamentos relevantes de grande volume para 2024, abrindo espaço para a marca chinesa avançar no mercado. A nova geração do Kicks, por exemplo, deverá chegar somente em 2025.

Neste ponto, vale ressaltar também que o Dolphin Mini é apenas um dos vários lançamentos da BYD para este ano – também são aguardados mais um sedã, um SUV e uma picape.

Beliscar a Renault, 7ª colocada no mercado de vendas em janeiro, com 7.296 emplacamentos, é uma missão mais complicada e de médio prazo. Isso pelo fato de a marca francesa ter força no segmento dos comerciais leves com a picape intermediária Oroch e com a van Master, que têm bons números de vendas.

O BYD Dolphin é o carro mais vendido da marca chinesa no Brasil, atualmente
Crédito: Divulgação
toggle button

Produção em Camaçari (BA)

Com a fábrica que está sendo preparada para produzir carros híbridos e elétricos em Camaçari, na Bahia, a BYD ganhará volume a partir do segundo semestre deste ano. Dolphin, Yuan Plus e Song Plus já estão confirmados para se tornarem nacionais.

No entanto, com uma planta que terá capacidade para fabricar até 150 mil veículos por ano, o Dolphin Mini aparece como uma excelente aposta para produção em larga escala. Caso isso aconteça, a BYD deverá ganhar ainda mais força. Vamos aguardar.

Vídeo relacionado