BYD vai de ameaça a incômodo real para as rivais

Olhando apenas as vendas no varejo, excluindo as vendas diretas, a marca chinesa foi a sexta colocada em abril

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BYD vai de ameaça a incômodo real para as rivais
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BYD não é mais apenas uma ameaça, mas sim um incômodo real e preocupante para as marcas que estão há mais tempo no Brasil. Levando em consideração apenas as vendas no varejo e descartando as vendas diretas feitas para locadoras, frotistas e clientes PcD (Pessoas com Deficiência), a marca chinesa foi em abril a sexta mais vendida, de acordo com dados obtidos pelo WM1.

Com 6.470 carros emplacados até o dia 29 de abril (faltam ser computados os números do dia 30), a BYD ficou atrás somente de Fiat (13.560 unidades comercializadas), Volkswagen (11.334 unidades), Toyota (9.064 unidades), Chevrolet (8.611 unidades) e Hyundai (6.769 unidades), e desbancou fabricantes do porte de Honda (6.067 unidades), Caoa Chery (4.053 unidades), Jeep (3.825 unidades) e Ford (2.517 unidades).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Este bom número de vendas (varejo) é impulsionado basicamente por dois modelos que realmente caíram no gosto do consumidor brasileiro, e mês a mês registram números interessantes: Dolphin Mini e Song Pro. Os dois, por enorme coincidência, até o dia 29 de abril tiveram o mesmo número de emplacamentos no varejo: 1.862 unidades.

BYD Dolphin Mini começará a ser fabricado no Brasil em junho, de acordo com a própria marca chinesa
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

O Dolphin Mini acaba sendo soberano no segmento dos carros 100% elétricos - é atualmente o carro mais vendido do país nesta categoria -, mas também já atrapalha hatches de entrada a combustão, casos do Citroën C3, Peugeot 208, Fiat Mobi e Renault Kwid. Para se ter uma ideia, o Fiat Argo, que nitidamente tem um foco nas vendas diretas para frotistas e motoristas de aplicativo, soma no varejo 1.917 emplacamentos e, sim, já sente o calor do subcompacto da BYD.

O Song Pro é o mais barato da família Song, que conta com Song Plus e Song Plus Premium, e também começa a colocar as asinhas de fora. Em abril, no varejo, o modelo foi o segundo SUV médio mais vendido, ficando atrás somente do surpreendente Toyota Corolla Cross, que somou impressionantes 3.380 exemplares comercializados, e desbancando figurões como Caoa Chery Tiggo 7 (1.651 unidades) e Jeep Compass (1.563 unidades).

E o cenário poderá melhorar para a BYD a partir da produção nacional de alguns modelos. E esses dois mencionados a cima - Dolphin Mini e Song Pro -, que já vendem bem, serão feitos em Camaçari, na Bahia. Em junho o Dolphin Mini fará sua estreia local e, posteriormente, o Song Pro entrará na linha de fabricação da planta, já com sistema híbrido-flex, o que será importante para tornar o SUV ainda mais competitivo localmente.

Tags:BYD
Comentários
Wid badge