No mercado dos EUA, poucos modelos têm o privilégio de poder ter seu nome escrito na história há mais de 50 anos. Um dos maiores ícones é o Corvette, sinônimo de esportividade, que ganhou as ruas em 1953. Apesar de produzido pela Chevrolet, ele não usa a famosa gravatinha da marca e traz uma marca única em sua carroceria. Diferente do Vette, cujos principais concorrentes eram os veículos europes, nos anos 60 surgiram dois grandes rivais norte-americanos, Mustang e Camaro.

O pony-car da Ford chegou ao mercado em 1964 e foi um sucesso enorme de vendas, pois levou a esportividade a um custo acessível para as pessoas que viviam o período pós Segunda Guerra Mundial. Dois anos depois, quem entrou para a guerra com o foi o Camaro. O modelo da Chevrolet também fez muito sucesso, mas em 2002 teve sua produção interrompida, voltando ao mercado em 2010 com visual bem mais moderno. Em sua sexta geração -lançada esse ano-, ele continua a disputar a preferência do americano, com os também icônicos Dodge Challenger e do Ford Mustang.
Camaro e Mustang são figuras comuns no SEMA e nunca saem de moda. Preparadores e restauradores se reinventam a cada ano levando os clássicos a padrões jamais imaginados. As décadas de 60 e 70 são as mais comuns apresentadas pelas empresas, que modificam as carrocerias e fazem um veículo totalmente novo e moderno.
Os motores das versões atuais são os mais utilizados, pelo alto desempenho e facilidade de peças. Em muitos projetos, os propulsores ganham algum tipo de sobrealimentação, para melhorar ainda mais a performance. É comum encontrar modelos com 700, 800 e mais de 1.000 cv circulando pelas ruas dos Estados Unidos.
Dentre os destaques do SEMA, encontramos o Mustang 1965 feito pelos californianos da Timeless Kustom, optaram por uma carroceria nova, alargada, e feita em aço. Rodas imensas e discos de freio gigantes, acompanhados da pintura cinza fosco com faixas pretas, além de um interior todo vermelho, deixam o visual absolutamente esportivo.
A motorização é a 5.0 V8 das gerações atuais do Mustang, popularmente conhecido como Coyote. Neste caso, o conjunto recebeu duas turbinas da Precision. A transmissão da americana Emco Gears possuí funcionamento sequencial, e o acionamento é feito por borboletas no volante.
Os americanos da oficina Ring Brothers, liderada pelos irmãos Jim and Mike Rings, trouxeram três veículos ao SEMA deste ano. Um deles foi um incrível Camaro 1969, com a carroceria pintada em um tom de azul chamado "Blue Print", diversas peças em carbono e customizações.
Os irmãos Ring criaram vincos no teto do carro e o equiparam com um capô super exclusivo, o que resultou em um visual moderno, sem perder a essência e o charme do modelo de 1969. A riqueza de detalhes na carroceria é enorme, e o toque especial vem pelas largas rodas da marca HRE, que foram pintadas em dourado pastel, casando maravilhosamente bem com a cor do carro.
Para andar rápido, o modelo foi equipado com motor V8 LS3, muito popular na linha GM, principalmente no Camaro produzido até 2015. O motor recebeu um supercharger que aumentou a potência para mais de 1.000 cv!
Em meio a tantos Camaro e Mustang expostos no SEMA Show 2016, elegemos os nossos preferidos. Veja:



Email enviado com sucesso!