O canal de notícias da Webmotors

Tiggo 7 Sport briga com todos, até SUVs de entrada

Custo-benefício é a arma do Caoa Chery Tiggo 7 Sport, que entrega porte de SUV médio e cobra preço de SUV de entrada

por Marcelo Monegato

O Caoa Chery Tiggo 7 Sport é o pesadelo dos SUVs de entrada. Com um custo-benefício altíssimo, o modelo entrega porte de SUV médio — e aqui estamos falando de um grupo onde figuram Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, BYD Song, GWM Haval H6, Volkswagen Taos, entre outros — e cobra o preço de um SUV de entrada — já aqui os principais representantes são Volkswagen Tera (carro de passeio mais vendido em outubro e novembro), Renault Kardian, Fiat Pulse, Honda WR-V, entre outros.
Para se ter uma ideia, o Tiggo 7 Sport custa R$ 139.990. Detalhe: este preço é o mesmo desde abril, ou seja, há 9 meses a Caoa Chery não mexe no valor do modelo — algo extremamente raro no mercado brasileiro, onde os preços são reajustados com frequência. E, por este valor, não se compra nenhum SUV de entrada topo de linha, como Tera High (R$ 141.890), Kardian Iconic (R$ 149.990), Pulse Impetus Hybrid (R$ 147.990) ou WR-V EXL (R$ 149.900).
Com 4,50 metros de comprimento, 2,67 metros de distância entre os eixos e um porta-malas com capacidade para 525 litros, o Tiggo 7 Sport dá um banho nos SUVs de entrada. O WR-V, que é o maior dessa turma, tem 4,32 metros de comprimento, 2,65 metros de entre-eixos e 458 litros de porta-malas. São bons números os do Honda, mas ainda assim fica devendo em comparação ao Caoa Chery.
Motorização e nível de acabamento também são alguns diferenciais do Tiggo 7 Sport em relação aos SUVs de entrada. No entanto, algo começa a pesar contra o Caoa Chery: a lista de equipamentos. Ao contrário das versões topo de linha de Kardian e WR-V, por exemplo, o Tiggo 7 Sport não tem nem mesmo como opcional o pacote de tecnologias de assistência ao motorista, o popular ADAS, que é formado por sistemas como: controlador de velocidade adaptativo (ACC), alerta de saída de faixa, centralizador de faixa, alerta de veículo no ponto cego, alerta de frenagem de emergência, frenagem automática de emergência, entre outros.

Veja 5 pontos fortes e 5 pontos fracos do Caoa Chery Tiggo 7 Sport

5 Pontos Fortes do Caoa Chery Tiggo 7 Sport

1. Preço extremamente competitivo para o porte do carro
O Tiggo 7 Sport tem preço de SUV de entrada, mesmo oferecendo dimensões e posicionamento de SUV médio. Modelos como Tera, Kardian e WR-V custam o mesmo — ou até mais — que ele em algumas versões. Isso é destacado como seu maior atrativo.
2. Espaço interno e porta-malas superiores ao de rivais médios
Com 4,50 metros de comprimento, entre-eixos de 2,67 metros e porta‑malas de 525 litros.
3. Equipamentos de conforto acima da média do segmento
Mesmo sendo a versão de entrada, o modelo traz itens como bancos com ajustes elétricos, painel digital, ar-condicionado automático com saída traseira, faróis full‑LED e carregador por indução.
4. Estratégia que transformou o Tiggo 7 no modelo mais vendido da marca
A chegada da versão Sport fez as vendas do Tiggo 7 crescerem mais de 100% e turbinar o volume da Caoa Chery no Brasil, consolidando-o como um dos SUVs mais populares do país.
5. Conjunto geral que entrega boa relação custo-benefício
O Tiggo 7 Sport apresenta comportamento dinâmico equilibrado e uma lista de comodidades que reforçam a ideia de “SUV médio por preço de compacto”, justificando sua popularidade.

5 Pontos Fracos do Caoa Chery Tiggo 7 Sport

1. Ausência total de pacote ADAS (mesmo como opcional)
O modelo não oferece nenhum item de assistência avançada à condução, como ACC, alerta de faixa, frenagem autônoma ou monitor de ponto cego — recursos presentes em rivais mais baratos.
2. Consumo considerado elevado nos testes
O Tiggo 7 Sport tem números de consumo abaixo dos principais concorrentes, especialmente em uso urbano, o que foi listado como ponto negativo nos testes.
3. Desempenho apenas mediano para um SUV médio turbo
Apesar do motor 1.5 turbo, o Tiggo 7 Sport não empolga e entrega desempenho considerado “ok”, mas inferior ao de alguns rivais diretos com motores mais modernos.
4. Alguns itens foram retirados da versão Pro para reduzir custos
O WM1 menciona que recursos como abertura elétrica do porta‑malas e câmeras 360º não estão disponíveis na versão Sport — mesmo sendo presentes na linha superior do modelo.
5. Falta de descontos, mesmo que esporádicos
Ok, o preço do Tiggo 7 Sport é extremamente competitivo - e é exatamente por isso que vende muito bem. No entanto, campanhas com descontos (mesmo que esporádicas) não acontecem com o SUV da Caoa Chery.

Veja também

Perguntas mais comuns sobre o Caoa Chery Tiggo 7 Sport (FAQ):

1. Quanto custa o Tiggo 7 Sport?
O Tiggo 7 Sport custa atualmente R$ 139.990. Após uma sequência de reajustes desde os R$ 134.990 do lançamento, ocorrido em fevereiro de 2024, o modelo passou por algumas reduções também. Este preço é o mesmo desde abril de 2025.
2. Qual é a desvalorização do Tiggo 7 Sport?
A demanda elevada fez o modelo ter fila de espera por meses, e até seminovos têm saída rápida. Isso indica boa retenção de valor, especialmente considerando o segmento. Na Webmotors, ao contrário do que acontece com a maioria dos veículos, o o Tiggo 7 Sport não é anunciado com descontos, exatamente porque a busca é muito alta.
3. Qual é o custo de manutenção do Tiggo 7 Sport?
O Tiggo 7 Sport utiliza motor 1.5 turbo compartilhado com outros modelos da marca e câmbio CVT amplamente usado, o que tende a facilitar manutenção. Como prática, a Caoa Chery também normalizou o ritmo de produção, melhorando disponibilidade de peças e prazos.
4. Qual é o motor do Tiggo 7 Sport?
O Tiggo 7 Sport usa um 1.5 turbo flex (injeção multiponto) de até 150 cv e 21,4 kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio CVT de nove marchas simuladas. É o mesmo conjunto do Tiggo 5X.

5. Qual é a capacidade do tanque do Tiggo 7 Sport?
O tanque de combustível do Caoa Chery Tiggo 7 Sport tem capacidade para 51 litros, um número que o coloca em linha com a grande maioria dos SUVs vendidos no Brasil atualmente.
6. Qual é o consumo de combustível do Tiggo 7 Sport? 7. Quem são os principais concorrentes do Tiggo 7 Sport?
O Tiggo 7 Sport compete diretamente com três grupos:
SUVs médios SUVs compactos (por causa do preço) SUVs de entrada (por conta do preço) 8. Qual é a garantia do Tiggo 7 Sport?
A linha Caoa Chery costuma oferecer 5 anos.
Saiba mais: Vídeo relacionado - Caoa Chery Tiggo 7 Sport

Ficha técnica resumida - Caoa Chery Tiggo 7 Sport

Motor 1.5 TCI Turbo Flex
Oferta Relacionada: Marca:CAOA-CHERY Modelo:TIGGO-7

Como financiar um SUV médio 0km?

Financiar um SUV médio 0km exige planejamento e comparação entre diferentes modalidades de crédito. O consumidor deve priorizar a análise de custos totais e das condições oferecidas pelos bancos e pelas concessionárias.
1. Definição do orçamento 2. Entrada 3. Comparação de taxas 4. Modalidades disponíveis
Financiamento tradicional (CDC) Leasing / Arrendamento mercantil Consórcio 5. Simulações online


6. Simulação com Santander na Webmotors 7. Negociação na concessionária 8. Análise do contrato 9. Revisão final antes da compra

Onde buscar ofertas confiáveis de SUVs 0km?

Se você está procurando SUVs 0km, a Webmotors é o melhor lugar para encontrar ofertas confiáveis e variadas. A plataforma reúne milhares de anúncios de veículos de todo o Brasil, com filtros avançados que facilitam a busca por modelos, anos, preços e localização. 

Como encontrar o SUV ideal na Webmotors: 


Você também pode ordenar os resultados por menor preçomais recentes ou melhor avaliação, facilitando a comparação entre as opções disponíveis. 

Comentários

Carregar mais