O Tiggo 7 Sport é o grande culpado (no melhor dos sentidos) pelo bom desempenho da Caoa Chery em vendas durante o ano de 2024. De acordo com informações de pessoas próximas à marca e ligadas ao mercado, a versão de entrada é responsável por mais de 90% dos emplacamentos do SUV médio fabricado em Anápolis (GO).
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a novembro a Caoa Chery registrou 55.731 veículos emplacados, o que garantiu à marca a 11ª posição entre as que mais comercializaram veículos no ano - levando em consideração somente os automóveis de passeio.
Deste total da Caoa Chery, 28.042 veículos, ou 55,33%, foram de Tiggo 7. Como a versão Sport foi responsável por cerca de 90% de todos os Tiggo 7 vendidos, projetamos que foram emplacadas, em 2024, mais de 24 mil unidades da versão de entrada do SUV médio.
Isso levando em consideração que nos dois primeiros meses do ano, quando foram comercializadas 1.109 unidades do modelo, a opção Sport ainda não havia sido lançada - chegou somente no fim de fevereiro.
Importante destacar também que, nos 11 meses do ano, ainda segundo dados da Fenabrave, o Tiggo 8 acumulou 8.618 emplacamentos e o Tiggo 5X, veículo mais vendido da Caoa Chery antes da chegada do Tiggo 7 Sport, somou 18.969 unidades.
O desempenho da opção Sport tem sido tão impressionante que o Tiggo 7 se tornou, juntamente com as outras duas versões do modelo, o SUV médio mais vendido no varejo nos últimos três meses. Desta forma, deixou para trás os rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Com porte de SUV médio, como Compass, Corolla Cross e Volkswagen Taos, por exemplo, o SUV da Caoa Chery é oferecido pelo preço de um SUV compacto ou mesmo de entrada. Atualmente, o Tiggo 7 Sport custa R$ 146.990. O preço do carro sofreu três reajustes - em setembro, outubro e dezembro.
Outro ponto que mantém o Tiggo 7 Sport como uma compra extremamente racional – especialmente para o bolso – é o porte. Com 4,50 metros de comprimento, por exemplo, o Caoa Chery é maior que o Compass, que tem 4,40 metros e que o Corolla Cross, com 4,46 metros.
A distância entre os eixos de 2,67 metros também é superior às dos dois rivais diretos, como o Jeep, que tem apenas 2,63 metros, e o Toyota, que mede 2,65 metros.
Por fim, o porta-malas do Caoa Chery, que leva 525 litros, também é superior aos dos dois principais adversários. O Compass leva 476 litros e o Corolla Cross, 440 litros.
No caso de performance, o Tiggo 7 Sport não chega a ser uma referência. Mas também não faz feio com seu motor 1.5 turbo de quatro cilindros flex, que gera até 150 cv de potência máxima (etanol/gasolina) e vai atrelado a um câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável).
As versões de entrada do Compass, por exemplo, já são equipadas com propulsor 1.3 turbo de quatro cilindros, flex, que gera 185 cv (etanol)/180 cv (gasolina) de potência máxima, e com câmbio automático de seis marchas. Já o Corolla Cross tem, nas opções somente a combustão, motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, bicombustível, com 177 cv (etanol)/169 cv (gasolina) de potência, e transmissão automática CVT.
Para ver todas as diferenças entre os concorrentes do Caoa Chery Tiggo 7 Sport, acesse o Compaador Webmotors.