A reportagem da Webmotors flagrou o Caoa Chery Tiggo 9 em testes em Campos do Jordão, interior de São Paulo, o que reforça que o SUV de grande porte tem avançado em seu processo de validação antes da estreia nacional.
Vale lembrar que o SUV, que será o veículo mais sofisticado da fabricante no país, foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, agora em novembro. Sua presença nas ruas, portanto, indica que o lançamento está mais próximo.
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O flagrante inédito mostra uma unidade do Tiggo 9 ainda camuflada. É uma prática comum na fase final de desenvolvimento, quando as montadoras realizam ajustes de calibração de motor, suspensão e também de sistemas eletrônicos.
Vale lembrar que situação semelhante já havia sido registrada em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Indaiatuba, onde unidades de teste do SUV também foram vistas em circulação.
Apresentado como o novo modelo topo de linha da Caoa Chery, o Tiggo 9 se posicionará acima do Tiggo 8 e vai inaugurar uma nova fase da marca no segmento de SUVs grandes.
Segundo informações divulgadas durante o Salão, o modelo tem 4,81 metros de comprimento, 1,92 metro de largura, 1,74 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos, No interior, leva até sete ocupantes.
O interior, que também foi mostrado no evento, exibe acabamento sofisticado, telas amplas e pacote tecnológico mais avançado que os dos demais modelos da linha.
Em alguns mercados, vale dizer, o Tiggo 9 é tratado como Jaecoo 8. No Brasil, deverá ser posicionado como o SUV mais caro da Caoa Chery, e deverá chegar às lojas em 2026.
Na China, o Tiggo 9 usa um motor 2.0 turbo de cerca de 260 cv de potência. Pode ser associado a um câmbio de dupla embreagem de sete marchas ou a um automático de oito velocidades, segundo a configuração.
Há também versões híbridas plug-in com potência combinada próxima de 500 cv, exatamente como a que foi exibida no Salão do Automóvel brasileiro. É nessa versão a nossa aposta.
A Caoa Chery ainda não confirmou quais motorizações serão oferecidas no mercado nacional, mas a tendência é que o modelo chegue só com opções eletrificadas, em sintonia com o movimento global da marca e a estratégia apresentada no evento.
A exibição do Tiggo 9 nas ruas brasileiras indica que o modelo está em fase final de validação local. Testes desse tipo são essenciais para adequar o veículo às condições de rodagem do país, como o tipo de pavimentação, o clima e os padrões de combustível.
A camuflagem vista no flagrante, não tão pesada (não esconde rodas nem o formato de faróis e das lanternas), é semelhante à usada em outras unidades de teste flagradas anteriormente por outros veículos de imprensa especializada.
A Caoa Chery produz seus carros na fábrica de Anápolis (GO), onde parte da linha Tiggo é feita há alguns anos.
Ainda não há confirmação se o Tiggo 9 será importado ou nacionalizado, mas a presença do modelo em testes no Brasil sugere que a marca avalia diferentes estratégias de produção e comercialização.
Com o Tiggo 9, fica evidente que a Caoa Chery pretende disputar espaço em um segmento dominado por SUVs grandes de marcas tradicionais. O modelo deve brigar com SUVs como Jeep Commander, Toyota RAV4, Honda CR-V e o futuro novo Volkswagen Tiguan.
Dá para dizer que modelos médios do segmento premium - como BMW X3, Audi A5, Lexus NX, Volvo XC60 e Mercedes-Benz GLC, entre outros - também estão nesse páreo.
O lançamento está previsto para 2026. Até lá, novas aparições do SUV devem ocorrer, especialmente conforme a fabricante intensifica a fase final de desenvolvimento.