Quando o assunto é carro de 7 lugares, a cabeça de muita gente logo pensa em SUVs robustos como o Jeep Commander, o Toyota SW4 ou o Caoa Chery Tiggo 8.
Mas, em 2025, o modelo mais vendido nessa categoria, no Brasil, é outro — e bem mais acessível: a Chevrolet Spin.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Spin liderou as vendas de veículos de 7 lugares nos primeiros quatro meses de 2025, com 6.178 unidades vendidas.
Em seguida, aparecem o Toyota SW4, com 5.635 unidades, o Tiggo 8, com 4.922, e o Jeep Commander, que emplacou 4.827 unidades.
Vale lembrar que esses números consideram todas as versões dos modelos, não apenas as de sete lugares.
Quando o assunto é preço, a diferença entre esses carros é grande. A Chevrolet Spin com 7 lugares parte de R$ 150.090, o Jeep Commander começa em R$ 253.990, o Caoa CheryTiggo 8 custa R$ 199.990 e o Toyota SW4 pode ultrapassar os R$ 414.890.
Ou seja, a Spin é uma opção consideravelmente mais acessível, o que também explica sua popularidade no mercado brasileiro. Além do preço, é um modelo já veterano, cuja confiabilidade foi mais do que testada.
Na versão de sete lugares mais acessível, a Spin é equipada com motor 1.8, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. São 111 cv de potência e torque de 17,7 kgfm (etanol).
O desempenho é honesto para o segmento: acelera de zero a 100 km/h em cerca de 9,3 segundos e atinge velocidade máxima de 173 km/h. No consumo, o carro faz até 13,4 km/l na cidade com gasolina.
Com capacidade para sete pessoas, capacidade para 553 litros de bagagem (na configuração de cinco lugares) e um conjunto tecnológico razoável — que inclui tela multimídia de 11 polegadas, wi-fi, câmera de ré e controle de estabilidade —, a Spin tem um pacote funcional para quem precisa de espaço com bom custo-benefício.
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Se a Spin é líder em vendas, o título de mais barato entre os 7 lugares vai para o Citroën C3 Aircross Feel Turbo, que é vendido a partir de R$ 114.290.
O Aircross tem motor 1.0 turbo de 130 cv, câmbio continuamente variável (CVT) e acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos. A velocidade máxima é de 191 km/h.
O Citroën ainda tem central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital, controle de tração e estabilidade e altura do solo de 20 cm — um SUV urbano que aposta no conforto e na tecnologia.
O porém fica para a terceira fila, que é mais apertada e indicada para trajetos curtos ou crianças. Ainda assim, o Aircross é boa pedida para quem quer sete lugares e preço baixo.
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