Carros da Jeep e Fiat terão internet 4G

Parceria com a operadora TIM dará mais conectividade aos modelos da FCA e acesso a cerca de 30 serviços

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carros da Jeep e Fiat terão internet 4G
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A FCA (Fiat Chrysler Automóveis) e a operadora de telefonia TIM fecharam uma parceria para oferecer novos recursos de conectividade aos proprietários dos carros das marcas Fiat, Jeep e RAM no Brasil. O serviço estará disponível somente no primeiro trimestre de 2021, mas teve alguns detalhes divulgados.

Segundo a FCA, pelo acordo fechado na última quarta-feira (28), serão oferecidos cerca de 30 serviços diversos por meio da rede de internet 4G. Com eles, o motorista terá acesso a dados de manutenção do veículo e poderá até realizar pagamentos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Diferentemente dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, que dependem do celular do usuário, o novo serviço terá um chip eSIM da TIM instalado nos carros para otimizar o acesso aos sistemas veiculares. Por se tratar de um item de fábrica, a expectativa é que essa comunicação seja bastante ágil, mesmo quando o uso de dados for elevado.

A conexão com a internet via 4G permitirá, ainda, a atualização de softwares e aplicativos pela nuvem e a integração com assistentes pessoais. “Na medida em que conhecemos e aprendemos junto com o consumidor, teremos condições de desenvolver soluções que irão melhorar significativamente a experiência do consumidor, garantindo mais conveniência e fluidez”, destaca Luis Santamaria, diretor de Mopar (braço de pós-vendas, peças, acessórios e serviços da FCA).

Uma das funcionalidades do sistema será a capacidade de compartilhar com seguradoras as informações de condução e de manutenção do veículo para facilitar o cálculo das apólices.

Assistente Virtual OnStar Go
Assistente virtual OnStar da Chevrolet - parceria FCA e TIM oferecerá alguns serviços semelhantes
Crédito: Divulgação
toggle button

Também estão previstos o serviço de monitoramento em tempo real e o alerta automático em caso de acidente, semelhante ao OnStar dos modelos da Chevrolet. A exemplo da marca norte-americana - que tem parceria com a operadora Claro -, FCA e TIM deverão oferecer internet sem fio a bordo dos carros.

Entre as comodidades, essa automação poderá ser utilizada, por exemplo, para ligar o ar-condicionado do veículo à distância, de acordo com informações de temperatura, percurso e histórico de localização.

Além disso, o sistema servirá para pagar pedágios e até passar pelos drive-thru de restaurantes da rede McDonald’s com cobrança automática sem necessidade de instalar as tags no para-brisa do veículo. Essa função também será estendida a postos de abastecimento e concessionárias.

A FCA ainda não divulgou os preços desse serviço, mas adiantou que os veículos adquiridos antes da implantação do sistema não poderão receber a tecnologia.

Anuncioparceriafcaetim Foto Leolara Medium
Parceria da FCA e TIM oferecerá novos recursos de conectividade para carros das marcas Fiat, Jeep e RAM
Crédito: divulgação
toggle button
Comentários