O canal de notícias da Webmotors

Century revela SUV-cupê de luxo no Salão de Tóquio

Nova marca de luxo da Toyota estreia oficialmente com um protótipo que une tradição japonesa e sofisticação global

por André Deliberato

A Century, nova divisão de luxo da Toyota - que você conheceu aqui no WM1 cerca de dez dias atrás -, apresentou nesta quarta-feira (29/10) seu primeiro modelo como marca independente no Japan Mobility Show, o nome oficial do Salão de Tóquio. Antes, Century foi o nome de um sedã da marca lançado nos anos 1960, que teve três gerações (a última lançada em 2018). Em 2023, também surgiu um SUV.
"Bora" de Lexus? Então veja ofertas na Webmotors!
Aliás, a estreia da Century como marca fez nascer o protótipo das imagens vistas nesta reportagem, que simboliza a nova fase da fabricante. Este é o SUV-cupê "One of One", desenvolvido para oferecer sofisticação, conforto extremo e produção artesanal. Segundo a mídia japonesa, o modelo deverá mirar no segmento de alto luxo, hoje ocupado por marcas como Rolls-Royce e Bentley.

Aproveite:
Oferta Relacionada: Marca:LEXUS Modelo:RX-500H

Century One of One: só 30 por mês

O Century One of One é um SUV-cupê de luxo com design clássico e grandes proporções. Segundo a marca, foi pensado para uso com motorista particular, com destaque para a porta traseira deslizante e o banco posicionado mais ao fundo da cabine, o que proporciona amplo espaço para as pernas.
Ainda de acordo com a empresa, o acabamento interno usa materiais nobres e detalhes feitos à mão, reforçando a proposta de exclusividade. A motorização não foi revelada, mas a mídia japonesa indica que o modelo deverá ser equipado com um sistema híbrida plug-in (PHEV), composto por um motor V6 combinado a um elétrico que promete entregar potência com suavidade e baixo consumo.
A produção deverá ser limitada a apenas 30 unidades por mês.
Hoje, vale lembrar, os dois Century vendidos no Japão custam o equivalente a US$ 180 mil (R$ 960 mil em conversão direta). Portanto, espere por valores ainda mais exorbitantes para o One of One.
O modelo de produção, se o carro de fato chegar a ser fabricado em série, ainda deverá ser o primeiro produto da Century a ser exportado para mercados como China e Emirados Árabes Unidos. A venda deverá ser feita pela Lexus, com atendimento personalizado e consultores especializados.
Quer um carro da Toyota? Veja ofertas na Webmotors

O visual do Century One of One

Note que o visual do conceito é marcado por faróis finos, grade frontal imponente e traseira alongada. Segundo Akio Toyoda, presidente do conselho da Toyota, esse design representa uma "fusão" entre a tradição japonesa e a inovação global.
O modelo foi projetado para proporcionar uma experiência de condução silenciosa e confortável, com foco no passageiro. Embora ainda não tenha data para produção, o modelo também promete servir como base para futuros lançamentos da marca.
Oferta Relacionada: Marca:TOYOTA Modelo:COROLLA
Com o One of One , a Century inaugura sua atuação como marca global. A Toyota posicionará a divisão acima da Lexus, voltada para veículos de altíssimo padrão e produção limitada.
A estratégia é ocupar um nicho exclusivo, com carros que representam o artesanato japonês e a cultura do refinamento de alto padrão silencioso - em contraste com o luxo e a ostentação de marcas europeias.
A Century, portanto, será a quarta marca do grupo Toyota com operação internacional, ao lado de modelos da própria Toyota, da Lexus e da Daihatsu.
A expectativa é que novos modelos sejam revelados nos próximos anos, incluindo variantes elétricas, híbridas e personalizações sob demanda. A estreia no Salão de Tóquio, nesta semana, marca o início de uma nova era para a fabricante - que agora vai disputar espaço no topo do mercado automotivo mundial.

Chevrolet Spark será ofertado a motoristas da Uber

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas