A Century, nova divisão de luxo da Toyota - que você conheceu aqui no WM1 cerca de dez dias atrás -, apresentou nesta quarta-feira (29/10) seu primeiro modelo como marca independente no Japan Mobility Show, o nome oficial do Salão de Tóquio. Antes, Century foi o nome de um sedã da marca lançado nos anos 1960, que teve três gerações (a última lançada em 2018). Em 2023, também surgiu um SUV.
Aliás, a estreia da Century como marca fez nascer o protótipo das imagens vistas nesta reportagem, que simboliza a nova fase da fabricante. Este é o SUV-cupê "One of One", desenvolvido para oferecer sofisticação, conforto extremo e produção artesanal. Segundo a mídia japonesa, o modelo deverá mirar no segmento de alto luxo, hoje ocupado por marcas como Rolls-Royce e Bentley.
Aproveite:
O Century One of One é um SUV-cupê de luxo com design clássico e grandes proporções. Segundo a marca, foi pensado para uso com motorista particular, com destaque para a porta traseira deslizante e o banco posicionado mais ao fundo da cabine, o que proporciona amplo espaço para as pernas.
Ainda de acordo com a empresa, o acabamento interno usa materiais nobres e detalhes feitos à mão, reforçando a proposta de exclusividade. A motorização não foi revelada, mas a mídia japonesa indica que o modelo deverá ser equipado com um sistema híbrida plug-in (PHEV), composto por um motor V6 combinado a um elétrico que promete entregar potência com suavidade e baixo consumo.
A produção deverá ser limitada a apenas 30 unidades por mês.
Hoje, vale lembrar, os dois Century vendidos no Japão custam o equivalente a US$ 180 mil (R$ 960 mil em conversão direta). Portanto, espere por valores ainda mais exorbitantes para o One of One.
O modelo de produção, se o carro de fato chegar a ser fabricado em série, ainda deverá ser o primeiro produto da Century a ser exportado para mercados como China e Emirados Árabes Unidos. A venda deverá ser feita pela Lexus, com atendimento personalizado e consultores especializados.
Note que o visual do conceito é marcado por faróis finos, grade frontal imponente e traseira alongada. Segundo Akio Toyoda, presidente do conselho da Toyota, esse design representa uma "fusão" entre a tradição japonesa e a inovação global.
O modelo foi projetado para proporcionar uma experiência de condução silenciosa e confortável, com foco no passageiro. Embora ainda não tenha data para produção, o modelo também promete servir como base para futuros lançamentos da marca.
Com o One of One , a Century inaugura sua atuação como marca global. A Toyota posicionará a divisão acima da Lexus, voltada para veículos de altíssimo padrão e produção limitada.
A estratégia é ocupar um nicho exclusivo, com carros que representam o artesanato japonês e a cultura do refinamento de alto padrão silencioso - em contraste com o luxo e a ostentação de marcas europeias.
A Century, portanto, será a quarta marca do grupo Toyota com operação internacional, ao lado de modelos da própria Toyota, da Lexus e da Daihatsu.
A expectativa é que novos modelos sejam revelados nos próximos anos, incluindo variantes elétricas, híbridas e personalizações sob demanda. A estreia no Salão de Tóquio, nesta semana, marca o início de uma nova era para a fabricante - que agora vai disputar espaço no topo do mercado automotivo mundial.



Email enviado com sucesso!