Uma era se aproxima do fim: a Chevrolet confirmou para o fim de 2023 o encerramento da produção do Cruze, o último representante da marca por aqui no segmento de sedãs e hatches médios.
O sedã Cruze e o hatch Cruze Sport6 são feitos desde 2016 na fábrica argentina de Santa Fé, que desde o fechamento da linha de montagem chinesa, em 2020, é a única unidade industrial da Chevrolet no mundo a produzir o modelo.

Com o fim da produção do Cruze, a Chevrolet vai aproveitar o espaço disponível para aumentar a linha de montagem do SUV compacto Tracker, que atualmente é produzido na Argentina para o mercado local e para exportação. Vale lembrar que os carros vendidos no Brasil são produzidos em São Caetano do Sul (SP).
A história de ascensão e queda do Cruze, aliás, é mais um reflexo de como os segmentos dos sedãs médios e, principalmente, dos hatches, perderam apelo com o crescimento da preferência pelos SUVs.
Lançado em 2008 no mercado internacional, o Cruze chegou ao Brasil em 2011. Com produção em São Caetano do Sul (SP), veio para ocupar o espaço deixado pelo fim do Vectra.
Não demorou para que o modelo se tornasse um dos médios de sucesso no mercado brasileiro. A segunda geração chegou em 2016, com a mesma força do antecessor. Além de Argentina e China, o novo modelo também era produzido em países como México e Estados Unidos.
Em 2017, o primeiro "ano cheio" do Cruze de segunda geração no mercado brasileiro, o modelo emplacou mais de 26 mil unidades em suas duas opções de carroceria. Já no acumulado deste ano até maio, hatch e sedã somados registraram apenas 632 emplacamentos. No mesmo período, o Tracker somou 24.010 unidades.
O Cruze não é o único dos carros icônicos da Chevrolet com a aposentadoria confirmada até o fim do ano. A marca da gravata também vai encerrar a produção de outro modelo ainda mais famoso: o esportivo Camaro. Para marcar a despedida, será lançada a edição especial ZL1 Collector’s Edition.
Com produção limitada a 350 unidades, o esportivo, equipado com motor 6.2 V8 de 660 cv, tem a carroceria pintada em Panther Black Metallic com faixas em preto brilhante, kit aerodinâmico com difusor dianteiro e spoiler traseiro, pinças de freio na cor vermelha e parafusos pretos das rodas. Isso tudo além de um logotipo numerado no volante.
Quem quiser o visual diferenciado, mas abrindo mão do motor de 660 cv, terá a opção de encomendar o carro nas versões LT/RS, LT1 e SS com os mesmos diferenciais estéticos do Collector’s Edition.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.



Email enviado com sucesso!