Uma das dominâncias mais antigas do mercado brasileiro pode chegar ao fim em 2025. Sedã mais vendido do Brasil desde 2020, o Onix Plus poderá perder o posto este ano para um rival que desde o fim de 2024 tem mostrado força. Estamos falando do Fiat Cronos.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em janeiro o Cronos registrou 3.313 emplacamentos contra 3.044 do Onix Plus.
A diferença está longe de ser um absurdo - são apenas 269 unidades - e ainda restam 11 meses pela frente. No entanto, questões que envolvem a produção do Onix Plus na fábrica da Chevrolet em Gravataí, no Rio Grande do Sul, poderá deixar o caminho ligeiramente aberto para o Fiat, que é fabricado na Argentina.
O WM1 entrou em contato com a General Motors do Brasil, que revelou estar em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para adoção de medidas que poderão afetar a produção do Onix e do Onix Plus. Ainda não temos informação de quanto tempo a linha da planta poderá ficar paralisada, mas, dependendo do tempo, o Cronos poderá acabar abrindo vantagem e chegar lá em dezembro com folga para roubar a liderança do atual pentacampeão.
O Chevrolet Onix Plus foi o sedã mais vendido do Brasil no ano passado com 59.960 unidades emplacadas. O Cronos foi exatamente o segundo, com 44.391 carros novos comercializados.
Apesar de a diferença ser de consideráveis 15.569 sedãs, os quatro últimos meses de 2024 mostraram que o Fiat tem totais condições de atrapalhar a vida do Chevrolet. De setembro a dezembro foram vendidos 20.347 Onix Plus e 21.268 Cronos - vantagem de 921 carros.
Outro ponto que torna a disputa extremamente equilibrada é a estratégia de vendas das duas marcas, que são muito parecidas. Tanto Onix Plus quanto Cronos investem forte nas vendas diretas. No ano passado, o Chevrolet emplacou 34.198 carros de forma direta e o Fiat, 29.918. Já no varejo, o Onix Plus teve 25.762 emplacamentos e o Cronos, 14.474.



Email enviado com sucesso!