Cinco carros vendidos no Chile que nos dão inveja

País não tem fábricas e todas as marcas são importadoras, mas acordos comerciais e imposto zero atraem supercarros

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André Deliberato
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Você já deve ter ouvido falar que o Chile é um paraíso para quem é fã de automóveis. E isso não é mentira. Alguns acordos de livre-comércio e o custo zero de imposto de importação tornam o país atraente para as montadoras levarem seus produtos.

Por conta disso, resolvemos separar cinco carros vendidos no Chile que deixam qualquer fã de gasolina com muita inveja.

Mas como é possível não pagar o imposto de importação? A resposta está nas medidas econômicas adotadas pelos governos que sucederam Pinochet.

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Várias ações, como investir em responsabilidade social e abrir fronteiras ao comércio exterior, foram postas em prática. Hoje, o Chile tem mais de 20 acordos, com cerca de 50 países. Bom para quem ama carros.

Carros vendidos no Chile que nos fazem babar!

São mais de 80 marcas e todo tipo de carro. Isso inclui indianos, tailandeses, coreanos, europeus e, naturalmente, brasileiros.

Ao todo, mais de 500 opções de compra, mas todas, claro, de modelos importados, já que não existem fábricas automotivas naquele país - para comparar, hoje, no Brasil, existem cerca de 30 marcas e pouco mais de 200 opções de negócio.

1. Ford F-150 Raptor

Uma das picapes mais invocadas e nervosas que conhecemos é altamente desejada naquele país. Não só a F-150 convencional, que vende bem - e chegou ao Brasil recentemente -, mas também a Raptor, que usa motor V6 turbo de 3.5 litros a gasolina, com injeção direta, e entrega 456 cv e 70,5 kgf.m de torque, gerenciado por uma caixa de câmbio automática de dez marchas.

Por lá, a picape que acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos na configuração mais bruta é vendida por algo próximo a 50 milhões de pesos chilenos, que se convertido para o Real resulta em aproximadamente R$ 395 mil. É um valor bem menor que o da picape vendida por aqui atualmente.

 

Ford F150 Raptor 2019
A Ford F-150 Raptor chegou a ser exibida e testada no Brasil, mas o alto custo de importação barrou sua chegada
Crédito: Julio Nery/WM1
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2. Mazda MX-5 Miata

Sim, o clássico roadster da marca japonesa é um dos carros vendidos no Chile, ao preço inicial de 23.790.000 pesos chilenos - algo próximo de R$ 188 mil.

O carrinho é uma delícia de dirigir e tem a cara do verão tropical - e, fato, faria muito sucesso por aqui se fosse vendido a preços competitivos, não acha?

O MX-5 - chamado de Miata em vários outros mercados no mundo, como o dos Estados Unidos - de nova geração tem na versão mais barata um motor 2.0 de quatro cilindros em linha com 160 cv e 20,4 kgf.m de torque, com apenas 1.145 kg e tração traseira. O câmbio é automático de seis marchas.

Já deu para imaginar a diversão, né? Limpe a baba e vamos para o próximo.

Mazda MX-5, o Miata
O Mazda MX-5, ou Miata, é vendido no Chile por menos de R$ 200 mil...
Crédito: Divulgação
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3. Chevrolet Blazer

O SUV mais tecnológico da Chevrolet, que era estimado para o Brasil, já chega importado ao mercado chileno desde 2021.

O Blazer por lá custa 36.990.000 pesos chilenos (R$ 290 mil) e fica posicionado acima do Trailblazer, conhecido aqui no Brasil por ser nacional - e que naquele país, importado aqui do Brasil, custa cerca de 25 milhões de pesos (algo perto de R$ 200 mil, também muito menos do que por aqui).

Além do Blazer, a GM ainda emplaca no Chile o Groove (SUV menor que o Tracker, vendido por cerca de R$ 80 mil), o próprio Tracker e também os modelos Captiva, Equinox, Traverse, Tahoe e Suburban - isso apenas para ficar entre os utilitários, já que decidimos "esconder" desta reportagem o fato de a empresa vender o Camaro ZL1 por lá...

2019 Chevrolet Blazer 002
Chevrolet Blazer voltou à vida recentemente e tem design inspirado no do Camaro
Crédito: Divulgação
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4. Alfa Romeo Giulia

A italiana Alfa Romeo - que integra o grupo Stellantis, dono da Fiat, Jeep, Peugeot e várias outras marcas - vende dois carros no Chile: o SUV Stelvio e o sedã Giulia, um carro de porte médio de categoria premium que por aqui competiria com BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C, Audi A4 e Volvo S60, entre outros.

Agora ajuste o babador em seu peito: o Giulia no Chile pode ser vendido na configuração Quadrifoglio, mais esportiva e invocada que o já nervoso Giulia convencional.

O preço parte dos 18.950.000 pesos (praticamente R$ 150 mil) na configuração mais mansa e pode encostar nos 30 milhões de pesos chilenos, algo próximo a R$ 240 mil, na mais invocada.

Alfa Romeo Giulia Gtam 22
O Alfa Romeo Giulia tem versões preparadas, com desempenho de superesportivos
Crédito: Divulgação
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5. Volkswagen Golf R

A Volks vende o Golf R no Chile. Essa informação já nos causa inveja. Tudo bem, não é o Golf 8, de nova geração, mas sim um final de linha do Golf 7 em sua versão mais poderosa - acima, portanto, da GTi. São cerca de 314 cv e impressionantes 40,8 kgf.m de torque vindos de um motor 2.0 turbo de quatro cilindros.

O preço? Pouco mais de 36 milhões de pesos chilenos, algo perto de R$ 290 mil. O Golf R Mk7 tem motor de 2 litros e uma caixa de câmbio automatizada DSG de dupla embreagem com sete marchas.

Aceleração de zero a 100 km/h em 4,6 s e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

O Golf R de sétima geração não veio ao Brasil. Aqui, ficamos com o GTI e, mais recentemente, com o GTE
Crédito: Divulgação
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