O canal de notícias da Webmotors

CNH do Brasil: tudo o que muda a partir de HOJE

Governo lança CNH do Brasil com jornada 100% digital, curso gratuito e redução de até 80% no custo da habilitação

por Nicole Santana

- CNH do Brasil moderniza a habilitação, substitui o antigo app CDT e reúne toda a jornada da primeira CNH em um único ambiente digital;

- Curso teórico passa a ser gratuito e online, com plataforma de ensino à distancia (EAD) integrada, simulados oficiais e certificado com QR-Code;

- Processo fica mais barato e acessível, com estimativa de redução de até 80% no custo total e novas opções de aprendizagem, como instrutores credenciados individuais.

A emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa pela maior modernização em décadas. A nova resolução do Contran transforma toda a jornada de obtenção do documento, simplificando etapas, reduzindo custos e tornando o processo mais acessível.

Confira ofertas de carros zero-quilômetro na Webmotors!

O governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, busca democratizar o acesso à CNH. Estimativas apontam que cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação e outras 30 milhões têm idade para obtê-la.

A partir de hoje, 9 de dezembro, as novidades começam a valer. O antigo app Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi renomeado como CNH do Brasil e torna-se responsável por reunir toda a jornada da primeira habilitação em um único ambiente digital desenvolvido pelo Serpro para a Senatran.



CNH do Brasil tenta democratizar o acesso ao documento

Hoje, tirar a habilitação pode custar até R$ 5 mil. Com as novas regras, o governo estima redução de até 80% nesse valor, especialmente para categorias A e B. A medida tenta facilitar o acesso ao documento, essencial para atividades profissionais e deslocamentos diários.

A modernização segue padrões internacionais e elimina barreiras históricas, tanto financeiras quanto burocráticas.

Agora, o aplicativo CNH do Brasil (antigo CDT), centraliza todas as funcionalidades relacionadas à primeira habilitação. Além de manter documentos digitais já conhecidos, como a CNH eletrônica e o CRLV, o app passa a oferecer novas ferramentas. Confira abaixo:


Requerimento digital da primeira habilitação

O processo agora começa pelo celular. O candidato solicita a habilitação diretamente no app e acompanha todas as etapas com notificações automáticas. As etapas presenciais — como biometria e exame médico — continuam obrigatórias, mas o caminho até elas fica mais simples.


Curso teórico gratuito e totalmente online

O governo passa a oferecer o Curso de Formação de Condutores gratuitamente por meio de uma plataforma de ensino à distância (EAD) integrada ao login Gov.br. O conteúdo inclui textos, vídeos, podcasts, simulados e certificado com QR-Code VIO. O estudo pode ser feito no celular, sem custo adicional.



Acompanhamento da aprovação e emissão da LADV

Após a prova teórica no Detran, o candidato recebe no app a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), que autoriza o início das aulas práticas.


Consulta pública de instrutores credenciados

Com a flexibilização da formação, o candidato pode escolher entre um centro de formação tradicional ou aulas práticas com instrutores credenciados individualmente. O portal da Senatran agora disponibiliza uma consulta pública desses profissionais.


Registro digital das aulas práticas

Os instrutores passam a registrar todas as aulas diretamente no Portal de Serviços. Isso garante transparência, rastreabilidade e organização em todo o processo de aprendizagem.

Aproveite e confira: 


Plataforma EAD integrada: formação completa em um único ambiente

A plataforma digital criada pelo Serpro reúne todo o conteúdo obrigatório para candidatos e instrutores. Para quem está tirando a CNH, há quatro módulos com simulados oficiais baseados no banco nacional de questões. Já quem deseja atuar como instrutor encontra cursos específicos, avaliação online e certificado com QR-Code VIO.

O ambiente reúne vídeos, apostilas e materiais multimídia, garantindo formação padronizada, acessível e fiscalizável em todo o país.


CNH do Brasil também tem comunicação em tempo real

A integração com o Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE) mantém o candidato informado sobre cada etapa:


Bom condutor terá renovação da CNH de forma gratuira

Além da CNH do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória do Bom Condutor. Essa MP declara que motoristas que durante o período da renovação do documento não tiverem multas registradas, poderão atualizar a CNH de forma gratuita.
“Isso trará uma série de estímulos ao bom condutor no Brasil, como a redução de 40% no valor dos exames médico e psicológico. Além disso, se o motorista não cometer infração de trânsito, não vai precisar voltar ao Detran e pagar novas taxas para renovar a carteira: ela será renovada automaticamente”, detalhou o ministro dos Transportes Renan Filho.
Oferta Relacionada: Marca:FIAT Modelo:ARGO

Comentários

Carregar mais