- Nova resolução do Contran aprova a CNH sem autoescola;
- Processo de habilitação ganha aulas teóricas grátis digital e abertura 100% on-line;
- Novo motorista deve escolher carros fáceis de dirigir para ganhar confiança ao volante;
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem autoescola foi aprovada na segunda-feira (1) e a emissão do documento no Brasil passa a ter um novo capítulo.
A resolução aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito encerrou a obrigatoriedade das aulas em autoescola para a realização do exame prático de direção, com impacto estimado de redução de até 80% no custo do processo.
Se a habilitação ficou mais simples de conquistar, a próxima missão do motorista iniciante é escolher seu carro — e, nessa fase, modelos “fáceis” de conduzir fazem toda a diferença.
São carros mais dóceis ao volante, leves no trânsito urbano, confortáveis e com manutenção amigável, que ajudam quem está dando os primeiros passos na direção. Para encurtar esse caminho, reunimos cinco boas opções para comprar agora.
Todos os cinco modelos citados abaixo podem ser encontrados em unidades zero-quilômetro, seminovos e usados, ampliando o leque de escolha para todo perfil de bolso e momento de compra.
E, para facilitar essa jornada completa do iniciante, do documento ao carro, eles estão disponíveis na plataforma da Webmotors, onde é possível pesquisar versões e comparar ofertas sem sair de casa.
O Volkswagen Polo na motorização 1.0 une direção precisa, controle leve e um conjunto de suspensão que agrada no uso urbano.
Sem ser arisco, oferece respostas equilibradas ao acelerar e frear, algo que passa segurança para quem ainda está calibrando a sensibilidade do pedal.
O interior é bem organizado, com comandos intuitivos e ergonomia pensada para facilitar a vida de qualquer motorista, inclusive o de primeira viagem.
Em versões equipadas, há assistência elétrica na direção e central multimídia, itens que deixam a rotina mais confortável e menos intimidadora para quem está aprendendo.
O Fiat Argo é um compacto de comportamento previsível, leve e amigável na cidade. A configuração 1.0 tem fôlego adequado para deslocamentos diários sem assustar nas arrancadas, e o pacote mecânico é conhecido pela robustez e fácil reparabilidade no mercado.
Um diferencial que conversa especialmente com iniciantes é a oferta de câmbio automático em versões mais completas - a partir de R$ 105.990 - já que o Argo tem no portfólio a configuração automática mais barata do Brasil, o que pode atrair quem ainda tem receio de trocar marchas e quer eliminar essa etapa do aprendizado inicial.
O interior tem comando bem posicionados e, dependendo da versão, recursos como ar-condicionado e direção elétrica, que ajudam a tornar a condução mais tranquila.
O compacto da Hyundai, o HB20 1.0, combina visual moderno, cabine confortável e boa dirigibilidade. É econômico sem abrir mão de desempenho satisfatório para o ambiente urbano e deslocamentos em curtas viagens. Sua mecânica é bem-vista no mercado, com peças fáceis de encontrar e rede de reparação acostumada ao conjunto.
Em versões mais equipadas, oferece ar-condicionado e sistema multimídia, itens que deixam o dia a dia mais acolhedor ao novo condutor que ainda está construindo confiança.
Outro ponto que pesa para quem compra seu primeiro carro usado é a reputação positiva de durabilidade do modelo, fator que reduz chances de surpresas desagradáveis na rotina de manutenção.
Veja também:
4. Chevrolet Onix 1.0
O Chevrolet Onix 1.0 é uma opção popular que conversa com a busca por confiabilidade e tecnologia acessível no primeiro carro, seja ele novo ou usado. E claro, é uma boa opção para comprar agora com a aprovação da CNH sem autoescola.
O custo de manutenção tende a ser competitivo, o consumo é equilibrado e a performance é adequada para o trânsito urbano, sem sustos nas trocas de velocidade do dia a dia.
Dependendo da versão, pode vir com ar-condicionado e direção elétrica, recursos que facilitam as manobras e aliviam a carga cognitiva de quem ainda está aprendendo a lidar com o espaço do carro no trânsito.
O Onix também tem a seu favor a fama de manter um valor de revenda interessante, algo que torna a escolha inteligente para quem já começa a pensar no segundo passo da jornada automotiva.
O Renault Kwid entrega como trunfo seu tamanho reduzido, que simplifica a vida de quem está começando, especialmente na hora de estacionar e encaixar o carro em vagas menores. A direção é leve e a posição de dirigir elevada ajuda na leitura do entorno, elemento que contribui para a sensação de controle.
O consumo de combustível é um dos pontos mais celebrados do modelo, afinal, o Kwid carrega o título de carro mais econômico do Brasil, característica que o torna competitivo nos gastos mensais e traz tranquilidade extra a quem está de olho no orçamento do primeiro carro, como é o caso de quem está animado com a aprovação da CNH sem autoescola.
É um subcompacto dócil na cidade e pouco intimidador nas manobras, combinação valiosa ao motorista iniciante.
Vídeo relacionado



Email enviado com sucesso!