Como é Kia Niro híbrido que virá para o Brasil

Marca sul-coreana revela detalhes técnicos da segunda geração do SUV compacto, que promete ser mais eficiente e espaçoso

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Como é Kia Niro híbrido que virá para o Brasil
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um dos lançamentos da Kia programados para 2022 teve detalhes revelados. A nova geração do Niro, que a marca sul-coreana já confirmou para cá, promete conjunto híbrido mais eficiente, além de melhor espaço interno e boa tecnologia embarcada. A estreia em solo brasileiro deve ocorrer entre setembro e novembro, se o dólar colaborar.

Esta segunda geração do Kia Niro já tinha sido apresentada em novembro, durante o Salão do Automóvel de Seul 2021, porém, sem maiores detalhes. Agora, o fabricante confirma que a linha do SUV compacto terá três versões, todas eletrificadas: a híbrida (HEV) - que virá para o Brasil -, a híbrida plug-in (PHEV) e a 100% elétrica (BEV).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

As versões do Kia Niro HEV usarão um novo motor 1.6 da família Smartstream. Esse propulsor a combustão trabalha em conjunto com um elétrico de 32 kW e, juntos, geram 141 cv e 14,9 kgf.m. É praticamente a mesma potência do conjunto anterior, com o 1.6 da família Kappa. Porém, a marca promete consumo de 20,8 km/l pelos padrões da Coreia do Sul - a geração passada tinha médias na casa dos 18 km/l.

Kia Niro 2023 (1)
Kia Niro 2023 chegará em versão híbrida ao Brasil ainda este ano
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, o Kia Niro híbrido vai ganhar o "Green Zone", antes exclusivo das configurações plug-in. O GPS reconhece determinadas áreas urbanas, como zonas escolares e regiões residenciais ou com hospitais, e o motor a combustão para automaticamente de funcionar para o SUV rodar puramente no modo elétrico.

Mais espaçoso

Kia Niro 2023 (4)
Kia Niro 2023 tem bancos mais finos e telas integradas no painel
Crédito: Divulgação
toggle button

O crossover cresceu em suas dimensões, com a promessa de mais conforto a bordo. Esta segunda geração do Kia Niro foi esticada em 65 cm no comprimento, e agora mede 4,42 m de um para-choque ao outro - é 10 cm maior que um Nissan Kicks, por exemplo. O entre-eixos passou de 2,70 m para 2,72 m, mas os bancos mais finos dão aquela ajuda para o espaço para as pernas.

O desenho é inspirado no carro-conceito HabaNiro, de 2019, e segue a nova filosofia da Kia, chamada de "Opposites United" da marca, mas dentro de um pilar de design batizado de "Joy for Reason". Na frente, capô abaulado e muitos contornos arredondados, mas que ainda remete ao tal focinho de tigre que a marca "adota" há mais de uma década.

A grade é composta por um filete cromado que se expande para as extremidades da área frontal. Os faróis auxiliares têm um moldura irregular - um estilo que lembra o do novo Sportage - e são separados pela entrada de ar inferior.

A terceira coluna tem corte bastante anguloso, com acabamento e lanternas no estilo bumerangue, e com desenho bem diferente. Segundo a marca, tal estilo tem solução aerodinâmica e ajuda o novo Kia Niro a ter coeficiente de arrasto de Cx 0,29 - considerado bom para um SUV.

Além disso, o carro usa materiais sustentáveis. O forro do teto é composto de papel de parede reciclado, os bancos têm revestimentos com folhas de eucalipto e a tinta dos painéis das portas são "mais ecológicas".

Tecnologia

Kia Niro 2023 (2)
Coluna traseira do SUV contribui para o bom coeficiente aerodinâmico do SUV
Crédito: Divulgação
toggle button

O Kia Niro vem com novos recursos de condução semi-autônoma. No pacote de itens de auxílio à condução, alerta de tráfego em cruzamentos e de saída de estacionamentos, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente ativo de permanência em faixa, sensor de ponto cego e estacionamento automático.

As vendas da segunda geração do SUV começam este mês na Coreia do Sul. As variantes plug-in e elétrica, porém, só chegam mais para a frente, no segundo trimestre.

Kia Niro 2023 (5)
Nova geração do modelo sul-coreano tem desenho ousado que segue a nova filosofia da marca sul-coreana
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários