Novo Kia Sportage ganha desenho bastante ousado

Marca sul-coreana revela as imagens do seu SUV médio, que ficou para lá de futurista. Modelo terá variante aventureira

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Kia Sportage ganha desenho bastante ousado
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As marcas sul-coreanas investiram no design nas últimas décadas e transformaram seus carros - outrora, sem qualquer apelo. Porém, com o novo Sportage, a Kia foi ousada para valer. O SUV médio acaba de ser apresentado com um design bastante diferente e com pitacos futuristas.

Kia Sportage 2023 (6)
Com desenho bastante diferente, novo Kia Sportage promete provocar polêmica
Crédito: Divulgação

O novo Kia Sportage traz um desenho que consegue mesclar elementos geométricos com linhas limpas e partes musculosas. A dianteira do utilitário esportivo já mostra ao que veio e, de relance, até lembra algum modelo da Lexus, a divisão de luxo da Toyota.

Os faróis em forma de bumerangue são colados às luzes auxiliares e convergem para uma grade larga, com nichos horizontais e separada do capô por uma barra fina bipartida. Se você não gostou, paciência: a Kia diz que o estilo faz parte do "Opposites United", a nova filosofia de design da marca (algo como "opostos que se atraem"), e que vai ditar os próximos lançamentos da empresa.

Kia Sportage 2023 (1)
Na traseira, modelo tem lanternas integradas por um filete fino na tampa do porta-malas
Crédito: Divulgação

Visto de perfil, o novo Kia Sportage está bem elegante. Há muitos vincos e saliências na carroceria, e a linha de cintura faz uma curva ascendente em direçâo à terceira coluna. A tampa traseira inclinada traz um spoiler superior e um filete de LEDs que unem as lanternas. Estas nascem triangulares no porta-malas e ganham cortes irregulares nas laterais.

Para se ter ideia de como os projetistas foram ousados, leia o resumo da marca para definir o novo Kia Sportage: "Linhas tensas e nítidas ondulam ao longo do corpo refinado, e ampliam as tensões dramáticas de estilo. Ao mesmo tempo, superfícies limpas, mas musculosas, unem forças com gráficos intrincados para dar ao SUV uma presença dinâmica e assertiva na estrada". Dramático.

Por dentro

Kia Sportage 2023 (3)
Telas curvas e integradas ditam o interior do novo Kia Sportage 2023
Crédito: Divulgação

A cabine tem um visual bastante limpo e que empresta sofisticação. A começar pelo quadro de instrumentos eletrônico integrado à central multimídia em telas curvas - solução adotada por várias marcas. O modelo das fotos tem painel bicolor e console central com detalhes em preto brilhante e botão giratório para seleção de marchas do câmbio automático.

Esta nova geração do SUV médio terá até variante, digamos, aventureira. O Sportage X-Line terá para-choque diferente e mais pronunciado, soleiras laterais e rack no teto como no carro azul que você vê nesta matéria. Na cabine, os compradores do modelo poderão escolher bancos verde-acinzentados ou pretos, e também entre acabamento com detalhes de madeira ou metal escurecido.

Só no ano que vem

Modelo terá até versão aventureira X-Line, com estribos laterais, para-choques exclusivo e rack no teto
Crédito: Divulgação

A Kia ainda não informou sobre detalhes mecânicos e de equipamentos do Sportage. Para a Europa, o modelo deve usar o mesmo motor 2.5 e a caixa automática de oito marchas do novo Hyundai Tucson. Há expectativa por uma variante GT com um 2.0 turbo, além de inevitáveis opções híbridas.

O novo Kia Sportage só será lançado comercialmente nos primeiros meses de 2022, já como linha 2023. O Brasil só vai conhecer esta nova geração do utilitário esportivo no fim do ano que vem. O modelo atual é vendido aqui em versão única por R$ 195.990.

Novo Kia Sportage será lançado no início de 2022 e chegará ao Brasil só no fim do ano que vem
Crédito: Divulgação
Comentários