Carros conceito podem causar vários tipos de reação: espanto, estranheza, repulsa e... muita simpatia! Esse é o caso do divertido conceito revelado pela Mini, que - fato já assumido pela fabricante - dará origem a um novo modelo de produção. Batizado de Aceman, o conceito tem a essência de todos os Mini: dimensões compactas, cantos arredondados e aquele charme muito particular. Mas as semelhanças acabam aí.
O Aceman, por outro lado, é diferente de todos os Mini que o caro leitor já viu. Por exemplo, abandona os faróis redondos ou ovais e exibe conjuntos óticos com linhas mais retas, marcadas por luzes de rodagem diurnas (DRLs) em seu contorno.
O carro também tem uma carroceria bem musculosa, algo que já vimos em outros Mini, mas não de forma tão 'socada" - parece que acabou de sair da musculação. A traseira é menos chamativa que a frente, mas tem aspecto "clean", a inscrição "Aceman" na tampa do porta-malas (o nome também aparece na frente) e lanternas que reproduzem parcialmente a bandeira britânica - uma tradição nos Mini.
As rodas de liga leve têm cinco largas pontas e são quase desproporcionais com suas 22 polegadas, e isso provavelmente não estará no futuro modelo de produção que ficará entre as linhas Cooper e Countryman.
O Aceman tem 4,05 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,59 m de altura. Ou seja, é pouco maior que o Cooper e seus 3,95 m de comprimento, e menos que os 4,29 m do Countryman. O enorme "X" no bagageiro do teto ajuda na impressão de que se trata de um carro maior.
Por dentro o Aceman usa e abusa das cores - algo que certamente não será visto, pelo menos com tanta intensidade, na versão de série. Embora colorido, é minimalista: vemos apenas o volante com três raios forrado com uma espécie de veludo verde e uma tela digital no meio do tablier, que mais parece um disco compacto de vinil colorido. Ali surgem as informações e imagens multimídia.
Mais abaixo, um pequenino painel exibe três botões e duas luzinhas de alerta. Tudo isso é envolto por forrações e acabamentos com muitas cores e padronagens. Mas que carrinho exibido! As especificações técnicas não foram reveladas, mas como o Aceman de produção será elétrico, podemos esperar que use o mesmo motor - ou uma evolução - do conjunto que equipa o Cooper elétrico. Lá são 184 cv com autonomia de 230 quilômetros no ciclo WLTP.