Confira tudo o que muda no novo Jeep Compass

Remodelado, SUV médio ganha equipamentos e turboflex para encarar os rivais que virão. Preços começam em R$ 140 mil

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Confira tudo o que muda no novo Jeep Compass
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Sabe aqueles gráficos em aclive que qualquer departamento de vendas adora colocar no data show para fazer bonito na reunião de diretoria? A Jeep faz isso sempre que o assunto é o novo Compass. O SUV já vendeu mais de 240 mil unidades desde 2017 e viu a fatia no segmento engordar. Mas a ordem é não subir no salto para não ter de mudar o power point.

O novo Jeep Compass mudou por dentro e por fora justamente para tentar manter o fôlego comercial. Afinal, a concorrência vem com a faca nos dentes, em especial a Volkswagen que lançará o Taos em maio. Sem falar que recentemente a Toyota lançou o Corolla Cross e a Hyundai Caoa deve produzir o renovado Tucson aqui.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Por esta razão o SUV da marca estadunidense produzido em Goiana (PE) recebeu aquele banho de loja, com direito a novidades mecânicas e em equipamentos para manter o domínio (hoje, responde por 67% das vendas da categoria).

Isso sem abrir mão do custo-benefício agressivo que sempre o marcou para continuar sendo o utilitário esportivo médio mais barato do mercado.

O que muda no conjunto mecânico?

Novo Jeep Compass Série S
Novo Jeep Compass na opção Série S usa o novo propulsor turboflex
Crédito: Divulgação
toggle button

Os preços do novo Jeep Compass começam em R$ 139.990 a partir da versão Sport. Esta configuração sai equipada com o motor T270 da nova família GSE. É o mesmo 1.3 turbo flex que estreou na semana passada na renovada picape Fiat Toro, com câmbio automático de seis marchas. São 185/180 cv  e 27,5 kgf.m de torque a 1.750 rpm.

Segundo a Jeep, com este propulsor o Compass cumpre o 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Já o consumo de combustível na cidade fica em 7,3 km/l com etanol e em 8,7 km/l, com gasolina - pelos padrões Inmetro. Na estrada, respectivamente, 10,5 e 12,1 km/l. A marca diz que esse motor é 18% mais eficiente que o antigo 2.0 aspirado.

O turbodiesel (chamado de TD350) permanece nas versões mais caras a partir da Longitude, por R$ 196.990. Ele mantém os 170 cv de potência, torque de 35,7 kgf.m, câmbio automático de nove marchas e tração 4x4, mas recebeu novo sistema pós-tratamento de gases para atender às normas de emissões previstas pelo Proconve 7.

O que muda no design?

Novo Jeep Compass Série S
Mudanças estéticas no novo Jeep Compass se concentraram na frente
Crédito: Divulgação
toggle button

O modelo sempre se destacou pelo equilíbrio entre a robustez típica da marca e detalhes mais arrojados. Nesta linha 2022, o novo Jeep Compass mudou principalmente na frente: para-choques, grade e faróis foram redesenhados - a traseira só tem novas seções de LEDs.

O conjunto ótico agora é de full LED para toda a gama e está mais recortado. A grade tem uma discreta “quebra” na altura da linha dos faróis. Mais abaixo, as novas luzes de neblina agora se integram à entrada de ar inferior, em um padrão mais retilíneo para dar aquela sensação de largura maior ao carro.

Com esta alteração no desenho, o novo Jeep Compass ganhou 3º de ângulo de entrada e passa a ter 21,5º de ataque, enquanto o de saída se manteve em 30,7º. No diesel, os ângulos também são os mesmos: 30,3º e 32,1º. O vão livre do solo é de 21 cm.

O que muda por dentro?

Compass Série S
Volante veio do Grand Cherokee e padrões de revestimento melhoraram bastante no SUV médio
Crédito: Divulgação
toggle button

Na cabine, o salto de qualidade foi grande, principalmente pela mudança no padrão de acabamento, bem questionado no Compass anterior. Nas três versões de revestimento interno (escuro, marrom e cinza) a aparência é de mais sofisticação e capricho, com novos materiais das portas e costuras aparentes do painel.

O console central foi redesenhado, assim como as saídas de ar, enquanto os comandos do ar-condicionado automático (bizona em toda a linha) passam a ser digitais. De acordo com a marca, o número de porta-objetos foi ampliado.

O volante é novo e herança do Grand Cherokee, e o cluster passa a ser totalmente eletrônico e configurável, mas, calma: só a partir da variante Limited, que custa R$ 176.990 (T270) e R$ 216.990 (TD350). Na versão de entrada, o painel só tem aquela telinha de 3,5”, enquanto na Longitude combina instrumentos analógicos com o digital em display de 7” (veja detalhadamente o que cada versão tem mais abaixo).

As centrais multimídias também variam na linha. O modelo com display de 8,4” é “exclusivo” da Sport. Já o novo sistema com tela de 10” na horizontal que estreou na Toro 2022 equipa o Compass desde a Longitude. Ambas permitem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

O que muda em equipamentos?

Compass Série S
Quadro de instrumentos eletrônico é uma das bossas do novo Jeep Compass
Crédito: Divulgação
toggle button

Nem todos os itens legais que o novo Jeep Compass recebeu estão em 100% da linha. Mas vale destacar, além do ar digital e dos faróis full LED em todas as versões, o sistema Traction Control das configurações turboflex.

Elas mantêm a tração apenas na frente, mas trazem este sistema que funciona como um bloqueio automático do diferencial dianteiro, para ajudar o SUV a trafegar em pistas com menos aderência e evitar pequenos atolamentos.

Além do quadro de instrumentos eletrônico, o modelo também estreia carregador de celular sem fio no console central - também a partir da Limited. Ao mesmo tempo passa a dispor de tecla Auto Hold no console central (que dispensa o uso do freio no anda e para dos congestionamentos, mas precisa ser acionado a todo instante).

Esse comando fica ao lado do botão da (também) nova função Sport. Nos Compass turboflex, o recurso proporciona mudanças mais rápidas do câmbio automático de seis marchas e respostas mais ágeis do motor. Além disso, deixa a direção discretamente mais pesada.

Porta-malas com abertura automática por sensor de movimento é outra novidade da gama - aquele em que se passa o pé abaixo do para-choque traseiro e a tampa abre ou fecha sozinha.

Na parte de conectividade, uma das bossas é o Adventure Intelligence, com interação entre o celular do dono e o carro, com funções de navegação e acionamento remoto do motor.

O que muda na segurança?

Série 80 Anos também faz parte do lançamento do novo Jeep Compass
Crédito: Divulgação
toggle button

Outro ganho de recursos vem no pacote de itens de auxílio ao motorista. O sistema de frenagem de emergência passa a detectar também pedestres, ciclistas e motociclistas. O modelo passa a integrar reconhecimento de placas de trânsito e detector de fadiga do motorista.

Esse pacote de condução semi-autônoma mantém o gerenciamento ativo de faixa (que avisa ao motorista e atua no esterçamento do volante), alerta de tráfego cruzado, sensor de ponto cego, estacionamento automático e controle de cruzeiro adaptativo.

Tais equipamentos só são oferecidos como opcionais na Limited e na Trailhawk - e de “fábrica” na série limitada S, a que você vê nestas fotos com detalhes diferentes na carroceria.

Veja as versões e preços do novo Jeep Compass

Novo Jeep Compass Sport T270

R$ 139.990

  • Seis airbags, central multimídia com tela de 8.4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e três entradas USB (sendo uma tipo C), faróis Full LED com assinatura de LED, faróis de neblina de LED, Traction Control+, Auto Hold, rodas com aros de 17”, ar-condicionado automático bizona, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos com display de 3,5”.
  • Opcionais: bancos de couro (R$ 2.500) e pack Protection (R$ 950).
  • Novo Jeep Compass Longitude

    R$ 154.990 (T270)

    R$ 196.990 (TD350)

    • Itens da Sport mais central multimídia de 10.1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, navegação embarcada, bancos de couro, quadro de instrumentos com tela digital de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas com aros de 18” pintadas.
    • Opcionais: teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e bancos de couro na cor cinza Steel (R$ 1.600).
    • Novo Jeep Compass Série Especial 80 Anos

      R$ 162.990 (T270)

      R$ 204.990 (TD350)

      • A série é baseada na Longitude e oferece a mais carregador sem fio para celulares, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e som premium Beats. No design, acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro.
      • Opcional: teto solar elétrico e panorâmico (R$ 8.900).
      • Novo Jeep Compass Limited

        R$ 176.990 (T270)

        R$ 216.990 (TD350)

        • Itens da Longitude mais quadro de instrumentos full digital e HD com display de 10.25”, teto escurecido, rodas com aros de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas e airbag de joelho para motorista (sete no total).
        • Opcionais: teto solar elétrico e panorâmico (R$ 8.900), bancos de couro marrom Arizona (R$ 1.600) e Pack High Tech - frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127V (R$ 9.900).
        • Novo Jeep Compass Trailhawk TD 350

          R$ 216.990

          • Itens da Limited mais adesivo de capô, rodas com aros de 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, suspensão elevada off-road, modo Rock no seletor da tração 4x4.
          • Opcionais: teto solar elétrico e panorâmico (R$ 8.900) e pack High Tech - frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127V (R$ 9.900).
          • Novo Jeep Compass Série S T270

            R$ 187.990

            • Passa a ser a mais completa da linha do novo Jeep Compass com turboflex. Traz os itens da versão Limited mais teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto escurecido, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os itens de direção semi-autônoma -frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença -, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127V.
            • Comentários