Sim, eles podem ter. Nessa reportagem, vamos falar de modelos que têm o "coração" emprestado de outras empresas. Abaixo, confira cinco exemplos (de montadoras consideradas grandes, inclusive) que utilizam ou já utilizaram sob o capô um propulsor comprado de concorrentes. Lembra de algum outro? Deixe no campo de comentários!
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Carros têm motores de outras marcas
1. Fiat com motor de Chevrolet
A Fiat, marca que foi líder de vendas no Brasil entre 2005 e 2016, utilizou por muitos anos motores da General Motors. O acordo entre os dois fabricantes começou em 2000, na Europa, e resultou até no compartilhamento de plataformas. Por aqui, a parceria fez com que um propulsor da empresa norte-americana fosse parar nos veículos da italiana.O primeiro carro da Fiat com motor da GM foi o Stilo, lançado em 2002. No ano seguinte, chegou à linha Palio e Doblò. Posteriormente, também foi parar no Punto e no Idea. A aliança acabou em 2005, mas o propulsor continuou na linha Fiat até 2010, quando a marca apresentou a gama E.torQ. E olha só: esse trem-de-força antigo da GM de 1,8 litro existe até hoje e equipa a Chevrolet Spin.
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2. Mercedes-Benz e Nissan com motor da Renault
A Mercedes-Benz e a Nissan são duas empresas que utilizam em seus produtos motores da Renault. A marca da Alemanha usa nas novas gerações de seus modelos de entrada (Classe A, hatch e sedã, e CLA) um propulsor 1.3 turbo fabricado pela empresa francesa.Já a Nissan, por estar dentro da aliança com a Renault, tem caminho mais fácil. Lá fora, por exemplo, o Kicks usa esse mesmo conjunto dos modelos da Mercedes - embora por aqui ele use o conhecido 1.6 aspirado. E há mais exemplos: o March, entre 2011 e 2015, utilizou o mesmo 1.0 de quatro cilindros e 16V do Renaut Clio. O primeiro carro da Nissan a utilizar motor Renault no Brasil, porém, foi a minivan Livina.
3. Ford com motor da Volks
Esse exemplo é clássico, já que muitos de vocês devem se lembrar da Autolatina, uma das maiores associações de fabricantes que o Brasil já teve - a joint-venture nasceu em 1987 para compartilhar plataformas e motores e durou até 1996. Nesse tempo, diversos carros da Ford foram equipados com propulsores da Volks - os primeiros foram Escort e Del Rey, que, em 1989, ganharam o 1.8 AP.Outras variações do motor AP, com cilindrada menor (1.6) e maior (2.0), também foram utilizadas nos anos seguintes. E, por incrível que pareça, o caminho contrário também aconteceu: Gol, Voyage, Saveiro e Parati, "alemães", também chegaram a ser equipados com o motor 1.6 CHT da marca norte-americana durante alguns anos.
4. Peugeot com motor da Renault
Até duas grandes rivais francesas, como Peugeot e Renault, já emprestaram o propulsor uma à outra. E engordam a nossa lista de carros que têm motores de outras marcas. Isso foi em 2001, quando a marca do leão lançou o 206 no Brasil. Na época, cerca 70% dos automóveis vendidos no país eram 1.0 - e a Peugeot só tinha um 1.1, que não se enquadrava na classificação de motores de mil cilindradas justamente pelo 0,1 litro adicional (e por isso pagaria mais imposto).Recém-instalada por aqui e sem tempo de nacionalizar ou reduzir a cilindrada do propulsor do modelo, a marca precisou recorrer à rival, que aceitou vender seu conjunto 1.0 16V para a concorrente. Mas o contrato só durou até 2004.
5. PSA com motor da BMW
Esse não é exatamente o caso de dizer que uma marca utiliza o motor de outra - é quase isso. Na verdade, os grupos BMW e PSA Peugeot Citroën desenvolveram uma linha de propulsores globalmente de maneira conjunta. Chamada de Prince, essa parceria resultou em motores de 1,4 e 1,6 litro. O de maior capacidade, por sua vez, foi produzido com aspiração natural e com turboalimentação.Os motores dessa linha chamada Prince (que recebeu outros nomes, de acordo com cada fabricante) já foram utilizados em produtos das marcas Mini, BMW, Peugeot e Citroën. Hoje, boa parte da linha Peugeot (2008, 3008 e 5008) e da gama Citroën (C4 Cactus e C4 Lounge) fazem uso do 1.6 "THP" - o sobrenome do motor turbo adotado pelo lado francês da parceria.
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