Conheça o novo Toyota Corolla

Toyota Corolla investe na esportividade, não revoluciona no conjunto mecânico e é aguardado no Brasil em 2020

  1. Home
  2. Notícias
  3. Conheça o novo Toyota Corolla
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Enquanto o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 pegava fogo no Expo São Paulo, a Toyota apresentava do outro lado do mundo, no Salão de Guanghzou, na China, a 12ª geração do Corolla sedã. O modelo ainda não foi confirmado para o Brasil.

O Corolla sedã segue as linhas arrojadas das versões hatch e perua – apresentados anteriormente –, confirmando a estratégia da Toyota de quebrar com as linhas conservadoras do seu best-seller para conquistar um público mais jovem (algo que seu arquirrival no Brasil, Honda Civic, fez há alguns anos).

icon photo
Legenda: Toyota Corolla tem traseira com traços de Lexus
Crédito: Divulgação

Na dianteira, destaque para os faróis mais afilados e que mostram uma forte conexão com a grade frontal, mais fina. Já a entrada de ar inferior ganhou evidência com formato trapezoidal. As laterais seguem sem vincos marcantes ou frisos cromados, e a traseira não nega a influência dos sedãs mais esportivos da Lexus, marca de luxo da Toyota, com lanternas mais elevadas, ainda horizontais, e que se conectam por meio de um friso cromado.

 Novo Toyota Corolla tem interior completamente renovado
Legenda: Novo Toyota Corolla tem interior completamente renovado
Crédito: Divulgação

O interior também passou por reformulação. Está mais limpo graças à transferência de uma série de comandos para dentro da central multimídia, que agora utiliza tela flutuante de 8 polegadas. O painel de instrumentos também foi completamente modificando, mantendo velocímetro e conta-giros em leitores analógicos e explorando uma tela de até 7 polegadas – dependendo da versão – entre os dois leitores para transmitir todas asa informações do computador de bordo e algumas da central multimídia.

Em termos mecânicos também há novidades, mas longe de ser uma revolução como nos designs interno e externo. A versão de entrada deverá contar com mesmo motor 1.8 de quatro cilindros aspirado, porém retrabalhado para gerar mais potência e torque, e menos consumo. O propulsor 2.0 quatro cilindros aspirado também continuará, no entanto com novas tecnologias – como injeção direta e indireta de combustível – que permitirão gerar até 170 cv de potência máxima e 21,4 kgf.m de torque.

icon photo
Legenda: Toyota Corolla terá versão híbrida com dianteira diferente
Crédito: Divulgação

A transmissão sim ganhou novidades. Continuará sendo CVT (continuamente variável), mas com duas importantes modificações: a primeira marcha agora é por engrenagem, e o número de marchas simuladas passa para dez. Não há informações sobre a possibilidade de um câmbio manual.

VÍDEO RELACIONADO

O novo Toyota Corolla é montado sobre a plataforma TNGA, mais moderna que a atual e que serve de base para outros modelos da fabricante. Com isso, o Corolla ficou 5 milímetros maior e 45 milímetros mais baixo, rebaixando o centro de gravidade em busca de uma condução mais esportiva. A distância entre os eixos, porém, continua com 2,70 metros – mesma medida do Corolla atual.

 Toyota Corolla 2020
Legenda: Toyota Corolla 2020
Crédito: Divulgação

NOVO COROLLA NO BRASIL?

Não é possível cravar se o novo Corolla será vendido no Brasil. No entanto, a partir de investimentos anunciados pela Toyota em sua fábrica em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde é feito o sedã. O montante será de R$ 1 bilhão, o que nos leva a crer que sim, o novo Corolla será produzido aqui no Brasil a partir de uma atualização completa das linhas de montagem da planta. Podemos aguardar um início de produção entre o final de 2019 e início de 2020, com comercialização para 2020.

icon photo
Legenda: Traseira da versão híbrida não muda muito da 'normal'
Crédito: Divulgação
Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors