Novo Uno? Novo Argo? Na verdade, o carro que mostramos neste vídeo é o Grande Panda, modelo já vendido na Europa e que deverá servir como base para o futuro sucessor do Fiat Argo no Brasil.
O Fiat Grande Panda foi lançado como sucessor do Fiat Panda europeu - modelo que, para nós brasileiros, ficou conhecido como Uno.
Mas, atenção: não necessariamente o carro que mostramos aqui será o mesmo vendido no Brasil. O que se sabe até agora é que o sucessor do Argo será desenvolvido a partir desse modelo europeu, com produção prevista para a fábrica de Betim (MG) a partir de 2026.
Ou seja: será um novo hatch baseado no Grande Panda, mas com características próprias para o nosso mercado.
Além do Argo, esse novo hatch também poderá servir para substituir o Fiat Mobi no Brasil.
O visual do Grande Panda combina linhas retas e elementos retrô com um toque de modernidade. A Fiat apostou em um design cheio de referências a pixels e até ao famoso jogo Tetris, sucesso absoluto nos anos 80 e 90.
Outro detalhe curioso é que a barra frontal do carro esconde o sistema de carregamento da versão elétrica, conferindo um visual limpo e organizado.
Na lateral, destaque para as rodas de 17 polegadas, que reforçam o apelo visual. E o porte? O modelo tem 4 metros de comprimento, exatamente o mesmo tamanho do nosso Argo atual.
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O Grande Panda europeu tem porta-malas com capacidade para 361 litros na versão elétrica e para 412 litros na configuração híbrida. Para comparação, o Argo atual oferece 300 litros.
Isso significa que o novo hatch deverá entregar mais espaço para bagagens, superando até mesmo modelos como o Fiat Pulse, que leva 370 litros.
Dentro da cabine, o Fiat Grande Panda também aposta no equilíbrio entre o nostálgico e o contemporâneo. Há vários detalhes que remetem ao Panda original, mas sem deixar de lado a tecnologia embarcada.
O painel chama a atenção por integrar a central multimídia e o quadro de instrumentos digital em uma única peça, o que gera um aspecto mais moderno e clean. Para completar, há carregador por indução para smartphone.
O Grande Panda compartilha alguns componentes internos com outros veículos do grupo Stellantis. Por exemplo, os botões do ar-condicionado são os mesmos usados no Citroën C3, já que compartilham a mesma base.
Quando o assunto é espaço interno, o hatch entrega um bom aproveitamento. Se o comprimento do Grande Panda é o mesmo do nosso Argo, nas outras medidas o modelo é maior: tem 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,54 metros de entre-eixos - números muito próximos aos do Fiat Pulse.
O Grande Panda europeu tem duas opções de motorização:
Versão híbrida: motor 1.2 litro a combustão + motor elétrico = 110 cv de potência. Aceleração de zero a 100 km/h em 10 segundos.
Versão 100% elétrica: 113 cv de potência e 12,4 kgfm de torque, com aceleração de zero a 100 km/h em 11 segundos. Essa configuração tem transmissão eCVT, nomenclatura usada pela Stellantis para modelos elétricos.
Importante: não há confirmação de que essas motorizações serão mantidas para o modelo que será produzido no Brasil.
O Fiat Grande Panda mescla simplicidade com sofisticação em alguns pontos. Os bancos têm ajuste manual e o ar-condicionado é simples, de apenas uma zona. Mas, ao mesmo tempo, o hatch tem aquecimento de volante, item que costuma estar presente apenas em modelos premium no Brasil.
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Essa combinação faz sentido para o mercado europeu, onde há grandes variações climáticas.
Além disso, o pacote de equipamentos de segurança é completo, alinhado ao padrão exigido por lá.
Na Europa, o Fiat Grande Panda tem preços que variam entre 18.900 euros e 27.253 euros — o equivalente a cerca de R$ 120 mil a R$ 173 mil pela cotação atual.
Por lá, o modelo concorre diretamente com o Citroën eC3 e custa menos que o Peugeot e208, modelo que deixou de ser vendido no Brasil em 2024.



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