Conversível mostra o futuro dos carros da Audi

Roadster-conceito tem entre-eixos com distância variável e sinaliza como será o design da marca alemã nos próximos anos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Conversível mostra o futuro dos carros da Audi
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O futuro da Audi está nas mãos, ou melhor, nas rodas deste roadster comprido e futurista que você confere na nota. A marca alemã acaba de apresentar globalmente o Skysphere, conversível de dois lugares com entre-eixos variável e que revela o futuro de estilo e design do fabricante para os próximos anos.

Audi Skysphere Concept
Audi Skysphere Concept: roadster é futurista mas foi buscar inspiração no passado
Crédito: Divulgação
toggle button

A pegada futurista do Skysphere se mescla a elementos bem tradicionais de desenho. O roadster conceitual ostenta um capô longo e em curva, frente larga, rodas generosas com desenhos assimétricos e linha de cintura elevada. A Audi diz que o porte do roadster é uma reverência ao Horch 853, modelo do fim dos anos 1930 considerado um dos mais belos conversíveis da história.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Uma das bossas do Skysphere está justamente em suas dimensões. O conceito é equipado com entre-eixos variável, que pode aumentar o comprimento total do carro em 25 cm. Ou seja, com um sistema de motores elétricos e outros mecanismos "deslizantes", o conversível pode ir de 4,94 metros a impressionantes 5,19 metros de um para-choque ao outro. A altura em relação ao solo também pode ser rebaixada em 1 cm.

Horch 853 Ano 1938
Horch 853 de 1938: conversível serviu de inspiração para o Audi do futuro
Crédito: Reprodução
toggle button

A grade frontal é outro capítulo à parte. No estilo Singleframe, traz vários nichos de LEDs brancos e as quatro argolas da marca iluminadas, em um efeito tridimensional. Já a traseira é mais "tradicional", com uma pegada shooting brake, elementos com LEDs vermelhos e ampla área envidraçada. Sob ela, duas malas de viagens personalizadas.

Claro, é um Audi elétrico

O novo carro-conceito da Audi obviamente é elétrico e autônomo. O roadster é equipado com motor traseiro que entrega potência equivalente a 632 cv e torque de 76,5 kgf.m. Segundo a Audi, são necessários apenas 4 segundos para que o conversível de 1.800 quilos saia da inércia e alcance os 100 km/h.

Os módulos da bateria do Skysphere foram posicionados principalmente atrás da cabine e no túnel central, entre os assentos, para melhorar o centro de gravidade do conceito e aprimorar sua dinâmica. A capacidade da bateria é superior a 80 kWh, com promessa de autonomia de mais de 500 km (padrão europeu WLTP).

Anda sozinho

Audi Skysphere Concept Novo Carro Conceito (6)
Skysphere é autônomo e elétrico, com autonomia prometida na casa dos 500 km
Crédito: Divulgação
toggle button

O Skysphere oferece o Nível 4 de condução autônoma. Quando o sistema é acionado, o volante e os pedais escamoteáveis são recolhidos. A cabine, a propósito, foi buscar inspiração em elementos de Art Deco. Entre os materiais empregados, microfibra, couro sintético e madeira de eucalipto ambientalmente certificada fazem as vezes de politicamente correto.

O quadro de instrumentos, informações do veículo e o sistema multimídia ficam concentrados em uma tela gigantesca e integrada, com 1,41 m de largura e 18 cm de altura, que cobre praticamente todo o painel. Por meio dela, também é possível assistir filmes ou participar de videoconferências quando o modelo estiver no modo autônomo.

O volante lembra um manche e, tanto ele, quanto os pedais, podem ser regulados e ajustados conforme o motorista preferir. Já os comandos do ar-condicionado ficam em pequenos displays sensíveis ao toque posicionados nas portas.

Vem mais Audi por aí

 Skysphere Concept
Volante e pedais do Skysphere podem sumir quando o modo autônomo é acionado
Crédito: Divulgação
toggle button

A marca alemã diz que apresentará nos próximos meses mais dois novos carros-conceito, com propostas de tamanho e carroceria diferentes. Até o fim do ano será revelado o Grandsphere e, em 2022, o Urbansphere.

Assista ao vídeo com o carro-conceito da Audi

Comentários