Corvette Z06 estreia o V8 mais potente do mundo

Novo motor aspirado da versão mais braba do esportivo da Chevrolet gera incríveis 679 cv de potência

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Corvette Z06 estreia o V8 mais potente do mundo
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O título desta nota não é nenhuma ação publicitária do Grupo Caoa. Até porque o carro com o V8 mais potente do mundo - aspirado - vem dos Estados Unidos. É a versão Z06, a mais nervosa do Corvette, que acaba de ser lançada com novo motor que gera absurdos 679 cv de potência. Para marcar território, a variante desta nova geração do esportivo da Chevrolet tem detalhes diferenciados no design e na mecânica.

2023 Chevrolet Corvette Z06
Chevrolet Corvette Z06 2023 carrega o V8 mais potente do mundo entre os motores aspirados
Crédito: Divulgação
toggle button

Vamos falar logo do que interessa: o V8 mais potente do mundo. O novo motor central LT6 naturalmente aspirado tem 5,5 litros e é baseado no bloco usado pelo modelo de competição da General Motors, o Corvette C8.R. O conjunto tem pistões de alumínio forjado, bielas de titânio, cilindros e coletor de admissão redesenhados, além de sistema de lubrificação com cárter seco.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Desta forma, o Corvette C8 Z06 produz 670 hp (ou 679 cavalos-vapor, como usamos mais no Brasil) a incríveis 8.600 rpm - perto da "zona vermelha" de rotações. O torque máximo também é colossal para um aspirado: 63,5 kgf.m alcançado a 6.300 giros. O câmbio é automatizado, com dupla embreagem e relações mais curtas.

Motor autografado

Detalhe é que cada um deste V8 mais potente do mundo é "assinado". O bloco é montado artesanalmente no Performance Build Center da GM, que funciona na fábrica de Bowling Green, no estado norte-americano do Kentucky, onde é produzido o "Vette".

De acordo com a montadora, os profissionais usam ferramentas de precisão e fazem os ajustes "manualmente para atender às especificações exatas da engenharia". Cada motor, inclusive, ostenta uma placa no coletor de admissão com a assinatura do técnico que o construiu do início ao fim.

Arquitetura para as pistas

2023 Chevrolet Corvette Z06
Aerofólio traseiro do Vette Z06 se ajusta automaticamente na pista
Crédito: Divulgação
toggle button

A plataforma do Z06 é a mesma do C8.R das pistas - a propósito, a GM diz que é o Z06 quem empresta a base para o modelo de competição. Porém, há muitas outras diferenças desta variante esportiva "civil" em relação à oitava geração do Corvette Stingray- lançada em 2019.

Com para-lamas exclusivos, o Vette Z06 é 9,4 cm mais largo que o restante da linha e tem tomadas de ar frontais e laterais dimensionadas. O aerofólio traseiro se ajusta automaticamente em altas velocidades e em curvas. A suspensão Magnetic Ride Control tem regulagem eletrônica e o modelo carrega discos de freios maiores, com 370 mm de diâmetro e seis pistões na frente e 380 mm atrás.

As rodas têm aros de 21" na dianteira e de 22", na traseira. Na cabine, o Corvette Z06 tem acabamento com materiais e texturas diferentes em relação ao Stingray. Também há detalhes de fibra de carbono no interior.

Ainda mais nervoso

2023 Chevrolet Corvette Z06
Esportivo da Chevrolet tem motor feito manualmente, garante o fabricante
Crédito: Divulgação
toggle button

O esportivo ainda oferece opção de pacote de desempenho Z07 para quem quer levar o Vette endiabrado para o circuito.  O kit promete até 333 kg de downforce quando o carro está próximo dos 300 km/h.

Além disso, o Z07 inclui freios com discos de cerâmica da Brembo ainda maiores: 391 mm na frente e 398 mm, na traseira. Também é equipado com rodas de fibra de carbono mais leves e pneus Michelin Sport Cup 2 R ZP.

Vídeo com o V8 mais potente do mundo