Jeep Avenger chega em 2024 com motor 1.0 turboflex

Conversamos com uma pessoa que esteve na clínica do SUV, que será feito em Betim e terá versões com motor a combustão

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André Deliberato
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Temos notícias quentes a respeito do Jeep Avenger, um SUV subcompacto que vem sendo chamado de "baby-Renegade" ao redor do mundo e que está de fato nos planos da filial brasileira da marca de SUVs da Stellantis.

O Avenger (Vingador, em inglês) será mais um modelo de nova categoria de SUVs pequenos, em que hoje vemos players como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus - que são menores que os tradicionais SUVs compactos. Seu nome de projeto é 516, o mesmo que era utilizado pela Stellantis na Europa, onde o carro é vendido em versão 100% elétrica.

A plataforma será a CMP (de Common Modular Platform), que hoje é usada no Citroën C3 em Porto Real (RJ) e no Peugeot 208 na Argentina. No futuro, essa mesma base dará origem à segunda geração do Fiat Argo - que já vem sendo chamado internamente de Projeto 328.

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Jeep Avenger terá motor turbo

Conversamos com uma pessoa que participou das primeiras clínicas do Jeep Avenger - "clínica" é o nome técnico dado a uma fase de pré-lançamento em que os fabricantes mostram o protótipo a uma determinada e selecionada fatia de possíveis clientes que emitem opiniões importantes sobre o projeto.

Por questões convenientes, não vamos revelar o nome desta pessoa.

Ela nos confirmou que o Jeep Avenge revelado para o seleto grupo "usava" o motor 1.0 turboflex que hoje move Fiat Pulse e Fastback, conhecido pela sigla T200.

Outra informação que a pessoa nos passou é de que o baby-Renegade também terá versão híbrida autorecarregável (conhecida pela sigla HEV), que será movida pelo motor T200, só que unido a um conjunto elétrico. O câmbio é sempre o mesmo: CVT, com simulação de sete marchas.

O tamanho do SUV, porém, não deve mudar. Lá fora, o Avenger tem 4,08 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, além de porta-malas com 380 litros de volume - que é praticamente a mesma capacidade de carga de um Jeep Renegade (que tem 385 litros).

"Não curti o acabamento"

A pessoa que conversou com a equipe da Webmotors e que viu o carro de perto disse ter adorado o visual do Jeep Avenger, mas se decepcionado com o acabamento interno.

"É o mesmo design do modelo europeu, estiloso e bem moderno. Só que dentro ele tem muito, mas muito plástico. Ok, talvez por ser só um protótipo eles não devem ter mostrado o nível final de refino da cabine, mas me espantou a quantidade de peças duras. Lembrou até aqueles Renault Duster de primeira geração", revelou.

Não temos como confirmar se o carro de produção irá manter ou melhorar o nível dos materiais que foi usado no carro da clínica, mas esperamos que o Avenger entregue a mesma proposta de refinamento que o Renegade apresentou quando foi lançado ao mundo, em 2014 - 2015 no Brasil.

Quando chega? 2024!

A data de lançamento exata ainda não foi definida, muito menos os preços, algo que só deve ser dito na fase final de projeto. Mas nossa fonte afirma que o carro será mais um concorrente de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, e que as versões de entrada deverão custar menos de R$ 100 mil.

"Deve começar perto dos R$ 90 mil. O híbrido já deve encostar em R$ 130 ou R$ 140 mil, cobrindo ou passando um pouco do valor inicial do Renegade. A ideia é ter novamente um Jeep de apelo popular, com o mesmo tamanho e motor do Pulse, para que os dois sejam os dominantes do segmento", finalizou.

A ideia é ótima: se cair no gosto do consumidor brasileiro, vai aumentar ainda mais o domínio que já existe do Grupo Stellantis sobre a categoria mais desejada do cliente nacional, que hoje vê Renegade, Compass, Pulse, Fastback, Strada, Toro e futuramente Rampage e Titano aumentarem cada vez mais os bolsos de uma mesma conta corrente.

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