A batalha entre Volkswagen Polo e Chevrolet Onix pelo posto de carro mais vendido do Brasil continua acirrada em 2025. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch da Volkswagen levou a melhor no ranking geral de emplacamentos de janeiro: registrou 5.801 unidades vendidas, contra 5.576 do Onix.
No entanto, um pequeno detalhe técnico altera essa disputa. É quando olhamos apenas para as vendas de varejo, aquelas feitas diretamente para o consumidor final. Nesse recorte, o Onix supera o Polo por uma pequena margem: 3.856 unidades contra 3.522.
Quando somamos todas as vendas, incluindo aquelas feitas para locadoras e frotistas, o Polo leva vantagem. Esse tipo de venda em grande volume pode influenciar significativamente o ranking final, o que bota o hatch da Volkswagen no topo.
Por outro lado, no mercado de varejo, que reflete de maneira mais fiel a escolha do consumidor comum, o Onix leva a melhor, mesmo que por uma diferença pequena.

Empresas que compram centenas de unidades de um mesmo modelo impactam diretamente no volume de vendas. Esse fator claramente impulsionou o Polo para a posição de líder geral de vendas.
Enquanto isso, a leve vantagem do Onix no varejo indica que o consumidor final ainda vê no modelo da Chevrolet uma escolha competitiva.
Vale lembrar que os dois hatches oferecem bons pacotes de tecnologia, segurança e desempenho, tornando essa disputa ainda mais interessante.
A disputa entre os dois hatches mais vendidos do mercado continua aberta. Ainda de acordo com a Fenabrave, em fevereiro o Polo já registra 1.166 unidades vendidas, resultado que o torna o carro mais vendido do mês, até o momento. Já o Onix está na quarta posição, com 766 unidades vendidas. Os dados não consideram comerciais leves e levam em conta o mercado geral - vendas diretas e vendas varejo somadas.