Ducati Panigale V4 R já tem preço: R$ 250 mil

Feita para disputar o Campeonato Mundial de Superbike, superesportiva italiana pode chegar a 234 cv

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Agência Infomoto
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A Ducati abriu as vendas da Panigale V4R no Brasil. Construída para disputar o Campeonato Mundial de Superbike, a superesportiva usa o novo motor Desmisedici Stradale R de quatro cilindros em “V” e 998 cm³ que produz 221 cv de potência máxima a 15.250 rpm.

A exclusiva superesportiva será vendida apenas por encomenda pelo preço de R$ 250 mil, mas para fazer a reserva é preciso dar um sinal de “módicos” R$ 50 mil. A entrega do modelo é prevista para outubro deste ano.

O preço elevado é justificado pelos materiais nobres utilizados em sua construção, como o tanque em alumínio polido, e também por toda a tecnologia embarcada no modelo. Segundo a marca italiana, a Panigale V4R é o modelo mais potente e de melhor desempenho jamais fabricado em Bolonha.

 A superesportiva usa o novo moto Desmisedici Stradale R
Legenda: A superesportiva usa o novo moto Desmisedici Stradale R

Embora tenha um motor de menor capacidade do que as outras versões da Panigale, em função das regras do Mundial de Superbike, a V4R pode chegar a 234 cv de potência máxima com o escape Ducati Performance completo da grife Akrapovič.

A Panigale V4R tem embreagem a seco como nas motos de MotoGP, de onde também veio a inspiração para as asas de fibra de carbono na carenagem que aumentam a estabilidade em altas velocidades. A Ducati Corse, a divisão de corridas da fábrica italiana, também projetou todo o pacote aerodinâmico do modelo, que inclui parabrisa mais alto, um novo “nariz” e carenagens laterais diferenciadas para reduzir o arrasto.

O sistema de suspensão foi otimizado para uso em pista, deixando de lado os ajustes eletrônicos das outras versões da Panigale e usa peças da grife Öhlins.

 Modelo tem tanque de alumínio polido
Legenda: Modelo tem tanque de alumínio polido

Eletrônica de última geração

O pacote eletrônico de última geração controlado por meio de uma plataforma inercial Bosch de 6 eixos (6D IMU - Inertial Measurement Unit) teve os parâmetros revistos para se adaptar às necessidades dos pilotos profissionais. ABS Bosch para curvas, controle de tração, controle de derrapagem, de empinada, de largada, limite de velocidade nos boxes... a lista de tecnologia embarcada é enorme. Todos parâmetros para cada um desses controles estão associados por aos três modos de pilotagem da Panigale V4 R, Street, Sport e Racing.

Toda a informação da moto aparece no painel com tela TFT colorida de 5 polegadas, como nas outras versões. Mas mostra informações dos tempos totais e parciais de uma volta na pista, colhidos por GPS. E essas informações podem ser baixadas para um computador por meio de uma central de análise, que mais se assemelha a uma telemetria profissional.

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