Elétrico da Volkswagen dá poeira até no Golf GTI

Versão apimentada ID.3 GTX tem mais de 300 cv e acelera mais que o hot hatch a combustão - que já é bem nervosinho...

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Lucas Cardoso
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A Volkswagen sempre esteve presente no segmento dos hot hatches a combustão, mas ainda faltava dar esse passo no segmento eletrificado. Agora não falta mais. A montadora alemã acaba de apresentar duas versões apimentadas do ID.3, a GTX e a GTX Performance, que aumentam a potência do elétrico em até 124 cv.

Provável sucessor elétrico do Golf GTI, o modelo na nova versão passa a ter 286 cv e 55,6 kgf.m de torque na versão GTX padrão. Na configuração Performance, são 326 cv, com o mesmo torque.

Vw Id3 Gtx Exterior Driving Shoot 2 F1 (3)
A versão base do ID.3 GTX tem até 82 cv a mais que a opção tradicional do elétrico
Crédito: Divulgação
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O VW Id.3 GTX corre muito?

Resultado de melhorias no motor elétrico traseiro do ID.3, o desempenho extra faz com que o Volkswagen acelere de zero a 100 km/h em 6 segundos na versão base e reduz essa marca em quatro décimos (5,6 segundos) na opção mais apimentada.

Na prática, a versão Performance é quase 2 segundos mais rápida que as configurações mais potentes do ID.3 "normais", que chegam aos 100 km/h partindo da inércia em 7,3 segundos. O ID.3 GTX é mais rápido até do que os atuais Golf GTI de oitava geração, que fazem o zero a 100 km/h em 5,9 segundos.

Vw Id3 Gtx Exterior Driving Shoot 2 F1 (1)
As versões elétricas mais nervosas do VW ID.3 têm 286 cv, na versão standard, e 326 cv, na Performance
Crédito: Divulgação
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Qual é a autonomia do ID.3 GTX?

Limitada eletronicamente, a velocidade máxima atingida pelo elétrico é 180 km/h na versão GTX e 200 km/h na GXT Performance. A bateria usada para alimentar o motor do ID.3 apimentado é a mesma de 79 kWh nas duas configurações. O componente garante uma autonomia para até 600 quilômetros.

Ainda na parte mecânica, a dupla tem suspensão com ajuste esportivo e, no caso da Performance, há também amortecedores adaptativos.

As rodas do ID.3 GTX têm design exclusivo com cinco raios
Crédito: Divulgação
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O visual do ID.3 muda pouco

No design, os ID.3 GTX têm para-choque diferente do usado nos modelos regulares, com iluminação em LED nas extremidades e uma espécie de grade em preto brilhante na parte inferior. As rodas de 20 polegadas têm design exclusivo de cinco raios.

A cabine tem acabamento em preto, com revestimentos em preto, detalhes e costuras em vermelho. Os bancos elétricos são do tipo esportivo e mesclam couro e tecido.

A central multimídia de 12,9 polegadas recebeu grafismos exclusivos dedicados às versões GTX. No mais, os equipamentos são os mesmos já atualizados na linha 2024 dos ID.3 padrão, incluindo o assistente por voz da VW que usa o Chat GPT para ajudar o motorista.

O interior do ID.3 tem acabamentos exclusivos com detalhes em vermelho
Crédito: Divulgação
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Quando o ID. 3 será lançado?

Lá fora, o ID.3 já está em pré-venda. A data da chegada aos mercados europeus, contudo, ainda não foi confirmada. Aqui no Brasil, o hatch elétrico é cogitado como provável lançamento há muito tempo, pelo menos desde 2021, mas até agora nada de concreto sobre isso.