O canal de notícias da Webmotors

Carro elétrico lidera vendas na Europa pela 1ª vez

Tesla Model 3 superou, em setembro, modelos tradicionais, como Renault Clio e Volkswagen Golf

por Guilherme Silva

O Tesla Model 3 atingiu um feito histórico ao bater modelos tradicionais, como o Renault Clio e o Volkswagen Golf, e terminar o mês de setembro como o carro mais vendido da Europa. Além de ser o primeiro elétrico a alcançar o feito, o modelo também foi o primeiro carro fabricado fora do continente europeu a conquistar à liderança nas vendas no Velho Continente.
O feito obtido pelo Tesla Model 3 reforça o avanço da eletrificação da frota de veículos na Europa. No terceiro semestre deste ano, a venda de carros híbridos superou pela primeira vez a comercialização de modelos à diesel no continente, conforme já publicamos aqui no WM1, . Os veículos híbridos ficaram atrás apenas dos carros a gasolina em número de unidades vendidas no período de julho a setembro, de acordo com a European Automobile Manufacturers' Association (ACEA).
Quer um carro elétrico ou híbrido? Veja no estoque Webmotors!

Tesla Model 3: 251 mil unidades vendidas no 1º semestre

Antes de atingir a liderança do mercado europeu em setembro, o Model 3 superou a marca de 251 mil unidades vendidas em todo o mundo no primeiro semestre de 2021, de acordo com a consultoria Focus2Move.

Segundo a Jato Dynamics, o Model 3 teve 24.591 unidades vendidas em setembro, um aumento de 58% em comparação com o mesmo mês de 2020. Esse volume é 26% superior às 18.264 unidades comercializadas do Renault Clio, o segundo colocado, que amargou uma retração de 23% em relação a setembro do ano passado.
De acordo com o levantamento da Jato Dynamics, além do carro elétrico da marca norte-americana, somente o Hyundai Tucson teve um aumento nas vendas (40%) no ranking dos dez carros mais vendidos na Europa. Todos os demais modelos da lista apontaram alguma queda nas vendas em comparação com setembro de 2020.

O Volkswagen Golf foi o modelo que apresentou a maior retração nas vendas no mercado europeu: 39% a menos. O hatch teve 17.507 unidades comercializadas no continente, volume que o colocou na quarta posição do ranking, atrás do Dacia Sandero, o terceiro colocado, com 17.988 emplacamentos.
O aumento de 23% das vendas de carros elétricos em toda a Europa no mês de setembro ajuda a explicar o bom desempenho do Model 3 no continente – praticamente o dobro do volume apontado no mesmo mês de 2020. Além disso, a queda de 25% das vendas gerais provocada pela crise dos semicondutores teve efeito negativo na produção dos modelos convencionais, segundo a Bloomberg.

A Tesla conquistou também, além da liderança geral com o Model 3, a segunda posição no ranking de elétricos com o crossover Model Y. O carro da marca californiana ficou à frente do Volkswagen ID.3 e do Renault Zoe, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Tesla vende 100 mil Model 3 para a Hertz


Além do bom momento na Europa, a Tesla fechou com a locadora de veículos Hertz um pedido de 100 mil unidades do Model 3. Os carros, configurados na versão mais equipada, serão entregues durante os próximos 14 meses para serem alugados nos Estados Unidos e algumas cidades da Europa.
Além de desembolsar US$ 4,2 bilhões (cerca de R$ 24 bilhões na cotação de 26/10) para a compra dos carros, a Hertz também investe na sua própria infraestrutura de recarga com a construção de 3 mil eletropostos, mesmo que os seus clientes tenham acesso à rede de abastecimento da própria Tesla. O investimento da locadora comprometerá 10% da capacidade produtiva anual da fabricante de carros elétricos, o que impede que concorrência adote a mesma estratégia.

Comentários

Carregar mais