Tesla Model X e Model S

Carros da Tesla: quais são e quais serão no futuro

Fizemos uma lista com dados comparativos de todos os modelos oferecidos pela marca norte-americana de veículos elétricos


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Carros da Tesla: quais são e quais serão no futuro
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Carros da Tesla. Você conhece ou já deve ter ouvido falar. Afinal, como são e o que oferecem os veículos 100% elétricos dessa empresa californiana que fica ainda mais popular a cada dia? Aqui no WM1 você já viu que a empresa ultrapassou a Toyota e se tornou a marca de automóveis mais valiosa do mundo - e que ainda passou a ser o fabricante queridinho dos "tik-tokers".

Atualmente, o line-up da montadora é composto pelos modelos 3, Y, S, X e pela picape Cybertruck, que teve sua produção iniciada este ano e já está até em pré-venda no Brasil, por R$ 950 mil, pela importadora de veículos Osten Group. Lá nos EUA, no início das reservas, ela acumulou em pouco tempo mais de meio milhão de pedidos oficiais de encomendas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Outro que está no forno é o Semi, o futuro caminhão elétrico da empresa, já mostrado sob forma de conceito. A empresa quer que o modelo tenha autonomia de 1.000 quilômetros. Apesar disso, a Tesla pode ter de adiar os planos do Semi para 2022. A escassez global de semicondutores fez com que a montadora focasse na produção do Model Y, considerado pelo fabricante seu grande sucesso.

Mas, a linha da Tesla vai ficar por isso mesmo? Pelo que apuramos, não. Segundo fontes, o fabricante ainda trabalha em uma espécie de crossover aventureiro urbano, menor que o Model Y, que chegaria para ser posicionado como veículo de entrada e "popular" da empresa. A única dúvida fica para a data de chegada deste mini-SUV.

A seguir, confira detalhes dos quatro modelos que já existem, em ordem de preço e proposta.

Carros da Tesla: quais são eles

Tesla Model 3

O primeiro em escala crescente oferecido atualmente pelo site oficial da Tesla é o Model 3, um sedã médio com visual muito próximo ao do Model S, mas com tamanho diferente. Confira os dados:

Porte: Sedã médio.

Preço: A partir de US$ 34.190 mil (R$ 175 mil em conversão direta).

Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, e tração integral. Aproximadamente 350 cv.

Aceleração: 0 a 100 km/h em 3,2 segundos.

Velocidade máxima: 260 km/h.

Autonomia: 515 quilômetros.

Diferencial: Tem câmeras 360º, 12 sensores ultrassônicos para detectar outros carros e o piloto automático adaptativo semi-autônomo da marca, chamado de Autopilot.

Visual: É uma espécie de versão em menor escala do Model S, sedã grande da empresa que é bastante conhecido por ter sido o primeiro veículo lançado pela fabricante.

Tesla Model Y

O segundo modelo disposto no site da Tesla, em ordem de tamanho e preço, é o Model Y. Já falamos aqui no WM1 que dez unidades dele chegaram ao Brasil no ano passado, antes da quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. Lá fora, o modelo custa praticamente o mesmo que um Volkswagen Tiguan, mas seu tamanho é quase igual ao de um Fiat 500X. Vamos aos dados:

Porte: Crossover/SUV compacto.

Preço: A partir de US$ 48.190 mil (R$ 247 mil em conversão direta).

Motor: Motor elétrico com tração traseira ou dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral. Aproximadamente 350 cv.

Aceleração: 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

Velocidade máxima: 250 km/h.

Autonomia: 368 quilômetros na versão standard e 507 km na configuração com dois motores.

Diferencial: Pode ter sete lugares (opcional) e também oferece o Autopilot.

Visual: Parece uma versão menor do Model X, mas sem as portas traseiras que se abrem ao estilo "asas de gaivotas".

Tesla Y
Tesla Y é o menor e mais barato carro vendido pela marca californiana atualmente
Crédito: Divulgação
toggle button

Tesla Model S

O sedã S foi o primeiro veículo lançado pela Tesla, há nove anos (junho de 2012). É, portanto, até agora, o carro mais vendido pela empresa em sua curta história de vida - curiosamente, sua primeira apresentação oficial aconteceu em março de 2009, três anos antes. Vamos às suas configurações:

Porte: Sedã grande esportivo.

Preço: A partir de US$ 77.990 mil (R$ 400 mil em conversão direta).

Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral. Aproximadamente 800 cv.

Aceleração: 0 a 100 km/h em 2,3 segundos.

Velocidade máxima: 260 km/h.

Autonomia: 424 quilômetros.

Diferencial: Além de um sedã extremamente espaçoso e familiar, também é considerado o modelo mais esportivo da empresa e um dos carros mais rápidos do mundo na arrancada de 0 a 100 km/h.

Visual: É um dos modelos mais tradicionais da Tesla e um dos mais fáceis de se reconhecer.

Tesla Model S
Tesla Model S faz de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos, o tempo de um... Bugatti Chiron
Crédito: Divulgação
toggle button

Tesla Model X

Agora falamos do atual veículo topo de linha da Tesla, o SUV Model X, revelado oficialmente em 2012 e que só começou a ser vendido em setembro de 2015. Curiosamente, apesar de ser o mais caro, é um dos mais desejados por clientes da marca e celebridades norte-americanas. Os dados:

Porte: SUV médio-grande.

Preço: A partir de US$ 88.190 mil (R$ 452 mil em conversão direta).

Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral. Aproximadamente 800 cv.

Aceleração: 0 a 100 km/h em 4 segundos.

Velocidade máxima: 250 km/h.

Autonomia: 488 quilômetros.

Diferencial: Opção de sete lugares, Autopilot e portas traseiras que se abrem ao estilo "asas-de-gaivota".

Visual: É uma espécie de SUV do Model S, mas com mais estilo devido à abertura diferenciada das portas e ao porte de utilitário.

Tesla Model X é tão forte que já puxou um avião. Portas traseiras se abrem ao estilo "asas-de-gaivota"
toggle button

Com Marcus Celestino

Comentários