Tesla promete caminhão com 1.000 km de autonomia

Elon Musk, dono da empresa, garantiu que número poderá ser atingido graças às novas células da marca

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Tesla promete caminhão com 1.000 km de autonomia
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Tesla afirmou, por meio de seu dono, Elon Musk, que seu caminhão elétrico poderá ter 1.000 km de autonomia. Em 2017, a empresa revelou que o alcance do modelo, que já pode ser reservado no site da marca, giraria entre 500 km e 800 km. No entanto, a nova célula da companhia seria capaz de melhorar esse número, segundo Musk, "com facilidade".

A célula 4.680 tem 46 mm de diâmetro e 80 mm de altura. Segundo a Tesla, ela oferece cinco vezes mais capacidade energética e 16% a mais de alcance aos veículos. A célula é dotada de um programa de gerenciamento térmico e conta com uma redução de cerca de 14% no custo de kWh.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A Tesla avalia usar as células 4680 e a bateria estrutural no Semi. Com isso, a melhoria de 25% na autonomia do caminhão (de 800 km para 1000 km) seria, de fato, viável. A produção em grande escala da 4680, porém, não deve começar antes de 2022.

Tesla Semi caminhão
Segundo Elon Musk, seria "muito fácil" para a Tesla "dar" ao Semi autonomia de 1000 km
Crédito: Divulgação
toggle button

Por ora, o caminhão da Tesla ainda tem sua autonomia mantida. Com alcance de 500 km, o Semi tem preço sugerido de 150 mil dólares (o equivalente a R$ 789 mil em conversão direta). Já com 800 km, o pesado passa a ser vendido por 180 mil dólares (R$ 946,8 mil). Ele pode ser reservado por clientes de Estados Unidos, Canadá, Noruega, Países Baixos e Reino Unido.

Críticas

Detratores dos caminhões elétricos usualmente dizem que veículo feito especificamente para o transporte de cargas não pode ter capacidade reduzida por conta da bateria. Muitos também lembram que o tempo de recarga elevado pesa no bolso de quem tem esse tipo de produto na frota. Além disso, um carregamento rápido poderia comprometer a vida útil das baterias.

Bill Gates, por exemplo, é um dos críticos dos caminhões elétricos. Ao expor suas preocupações sobre o meio de transporte, incitou resposta nada amigável de Elon Musk. Via Twitter, o dono da Tesla disse que o cofundador da Microsoft não entende "absolutamente nada" de veículos deste tipo.

Vale lembrar que, recentemente, Musk ultrapassou Gates no ranking de pessoas mais ricas do mundo. Com a valorização das ações da Tesla no fim do último mês, a fortuna do magnata chegou aos 128 bilhões de dólares. Quem encabeça a lista dos mais abastados do planeta é Jeff Bezos. Estima-se que fundador da Amazon tenha nos cofres 182 bilhões de dólares.

Comentários