#Fast ou #Fake: Civic SI de 8ª geração era #Fast!

Versão apimentada do sedã Honda feita nacionalmente tinha motor 2.0 i-VTEC com 192 cv e câmbio manual de seis marchas.

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Lucas Cardoso
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Ao longo da nossa série, vimos que muitos carros podem até se disfarçar de esportivos, mas boa parte deles não é o que diz. Pois bem: o Honda Civic SI de 8ª geração fugia a essa regra - era um esportivo de verdade!

Civic Si 8ª Geração F1
A versão esportiva do Civic mantinha o visual racional, mas com alguns diferenciais estéticos
Crédito: Divulgação
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Honda Civic Si

Lançado e produzido por aqui em 2007, a configuração apimentada do sedã japonês tinha motor quatro cilindros 2.0 i-VTEC aspirado, com injeção multiponto e duplo comando de válvulas variável.

O motor era o maior da linha Civic e rendia 192 cv, 19,2 kgf.m de torque. Números interessantes, visto que nem os motores turbo mais recentes do Civic de 10ª geração entregavam uma potência superior - exceto pela própria linha SI de 2020, que tinha um 1.5 turbo de 208 cv.

O aerofólio do Civic SI foi fixado à tampa do porta-malas
Crédito: Divulgação
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Andava bem

De forma geral, a versão SI transformava o civilizado Civic quase que em outro carro. Para se ter noção, o modelo acelerava de zero aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos, enquanto as demais versões levavam até 10,3 segundos para cumprir a mesma meta.

O motor 2.0 i-VTEC aspirado do Civic SI rende 192 cv e 19,2 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
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Para reforçar a pegada esportiva, o modelo tinha ainda câmbio manual de seis marchas,  direção elétrica recalibrada - mais firme e direta -, controle de estabilidade manso e suspensão traseira do tipo Duplo A (double wishbone), que costuma ser usada em carros de competição. O sistema faz do SI um modelo exemplar em estabilidade e comportamento dinâmico.

Visual diferente

Além da mecânica, o visual do sedã esportivo também foi modificado para deixá-lo menos "comum". Mas nada de exageros. Por fora, o modelo tinha aerofólio na traseira, grade dianteira na cor do carro ou pintada de preto (a partir de 2009, quando foi feito um facelift) e logotipos alusivos à versão.

O interior do Civic SI tem detalhes em vermelho no painel de instrumentos
Crédito: Divulgação
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No interior, os bancos tinham padronagem esportiva, com apoios laterais de encosto mais saltados e maior apoio para as coxas. O material mesclava camurça e tecido, com costuras em vermelho. O mesmo detalhe contrastante também estava nos painéis de porta e no apoio de braço central.

O painel de instrumentos exibia detalhes em vermelho e a inscrição "SI" posicionada no centro do velocímetro. Para completar, a manopla de câmbio era cromada, assim como os pedais.

Preço pedido

Quando lançada em 2007, a versão apimentada do Civic era vendida por R$ 99.500. Dois anos depois, com a redução do IPI, o valor caiu para R$ 96.965. Hoje, a tabela Fipe dessa primeira linha está em R$ 62.734.

Os bancos da versão SI têm design mais esportivo
Crédito: Divulgação
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Dada a escassez de unidades em bom estado, já que o modelo costumava ser judiado, os preços de unidades em bom estado costumam ser quase sempre acima desse valor. No estoque da Webmotors, há 39 modelos unidades do esportivo quatro portas. Os preços variam de R$ 52.000 até R$ 154.990.

Se você busca um esportivo que ainda pode ser um bom carro para a família, vale a pena considerar o Civic SI de 8ª geração. Dito isso, sem sombra de dúvidas, o modelo entra para a nossa lista de modelos #Fast.

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